• Matéria: Português
  • Autor: elessandraabdo
  • Perguntado 8 anos atrás

Um dos conhecimentos exigidos do leitor é o linguístico. Ou seja, o leitor precisa conhecer a língua em que o texto foi falado ou escrito. Vejamos as três situações de uso da língua:

I. “D. Maria é muito religiosa.”

II. “D. Maria é muito carola.”

III. “D. Maria é muito papa-hóstia.”



Agora, assinale a alternativa que melhor interpreta os textos:

a.
O leitor não pode determinar a intenção dos autores dos textos I, II e III.

b.
As palavras “carola” e “papa-hóstia” têm caráter irônico e negativo.

c.
Existe neutralidade por parte dos autores que não manifestam um posicionamento diante do mundo.

d.
Pela seleção lexical, o termo “religiosa” é carregado de ideologia negativa em comparação aos termos “carola” e “papa-hóstia”.

e.
As palavras de uma língua, tais como “religiosa”, “carola” e “papa-hóstia”, são totalmente neutras, sem induzir a uma opinião.

Respostas

respondido por: Respondedeiro
0
Por eliminação temos que:
a) INCORRETA.
De fato, em "I" não fica clara a intenção do autor, visto que o termo "religiosa" está fora de um contexto específico. No entanto, em "II" e "III" os termos "carola" e "papa-hóstia" são termos pejorativos, usados sempre (ou quase sempre) com intuito de ironizar ou depreciar algo.

b)CORRETA.
Como dito acima, os  termos "carola" e "papa-hóstia" são termos pejorativos, usados sempre (ou quase sempre) com intuito de ironizar ou depreciar algo.

c)INCORRETA
Em "II" e em "III" não existe neutralidade por parte dos autores, já que, ao fazer uso de termos pejorativos, manifestam um posicionamento negativo.

d)INCORRETA
Ao contrário, os termos "papa-hóstia" e "carola" é que são carregados de ideologia negativa em comparação com o termo "religioso".

e)INCORRETA.
Pelo que foi explicado acima, os termos "carola" e "papa-hóstia" não são totalmente neutros. Por outro lado, o termo "religioso" depende do contexto em que for empregado.

Logo, suponho que a alternativa b) seja a correta 
Perguntas similares