Um corpo de peso 30N é pressionado por uma força de 40N contra uma superfície vertical, conforme figura abaixo. Se o coeficiente de atrito estático entre o corpo e a superfície é 0,8, qual será a força de atrito exercida pela superfície sobre o corpo?
30N
32N
40N
24N
Respostas
A é a força de atrito
N a normal, ou força de contato
u é o coeficiente de atrito
Uma característica da força normal é que ela quase sempre se iguala à força que é imposta por um corpo. Assim, se empurrar um corpo com 40N, este corpo irá empurrar a parede com 40N (força normal), e está parede também empurrará (lei da ação e reação) o corpo com 40N num sentido contrário.
N=40N
A=40.0,8
A=32N
A força de atrito exercida pela superfície é de 32 N. Esse resultado é obtido por meio da expressão que envolve o atrito entre o corpo e a superfície. Para isso, devemos identificar a força normal atuante no contato com o corpo.
Como calcular a força de atrito?
A força de atrito é calculada a partir da força normal à superfície de contato. Ela é calculada da seguinte forma:
Fat = N*
em que:
- Fat = força de atrito
- N = força normal
- = coeficiente de atrito
A superfície é a parede (na vertical) e, portanto, a força está na horizontal. A força normal é a resultante nessa direção. Como só existe a força de 40 N na horizontal, a resultante terá esse valor.
A força de atrito, então, pode ser calculada por:
Fat = 40*0,8
Fat = 32 N
Sendo assim, a força de atrito tem intensidade de 32 N.
Observação: O peso do corpo não influencia na resposta, pois a sua direção é vertical. Ele só teria funcionalidade no cálculo se estivéssemos interessados em calcular a força resultante sobre o corpo.
Para aprender mais sobre força de atrito, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/47212849
#SPJ2