• Matéria: Pedagogia
  • Autor: videlmara
  • Perguntado 8 anos atrás

1. Leia o texto.

“O Brasil tem 31 milhões de crianças, destas, apenas três milhões terminarão o curso secundário. É uma forma de abandono disfarçado, mesmo daquelas que não dormem na rua. Um programa educacional para todas essas crianças não se fará pela lógica do crescimento econômico, mas sim usando um crescimento econômico que seja subordinado e compatível com a educação.”
Cristovam Buarque, Humanidades, n. 1, 1992. p. 10.

Qual é a tese do texto e qual é a relação tese/argumento?


a. “É uma forma de abandono disfarçado”. Portanto, o movimento é T→pq→A.

b. “Um programa educacional para todas essas crianças não se fará pela lógica do crescimento econômico, mas sim usando um crescimento econômico que seja subordinado e compatível com a educação”. Portanto, o movimento é T→pq→A.

c. “Um programa educacional para todas essas crianças não se fará pela lógica do crescimento econômico, mas sim usando um crescimento econômico que seja subordinado e compatível com a educação”. Portanto, o movimento é A→pt→T.

d. “O Brasil tem 31 milhões de crianças, destas, apenas três milhões terminarão o curso secundário”. Portanto, o movimento é A→pt→T.

e. “O Brasil tem 31 milhões de crianças, destas, apenas três milhões terminarão o curso secundário”. Portanto, o movimento é T→pq→A.


videlmara: me ajudem por favor

Respostas

respondido por: brendaisis
0

Olá!

Compreendendo que primeiramente devemos compreender do que se trata o texto, e trata da evasão escolar que como o próprio autor define, é uma forma de abandono, podemos afirmar que a tese está primeiramente evidenciada, e compreende ao seguinte trecho: "O Brasil tem 31 milhões de crianças, destas, apenas três milhões terminarão o curso secundário”.

Diante disso, e tendo a ideia de que a argumentação vem depois, podemos concluir que a alternativa correta para tal questionamento seja: e.“O Brasil tem 31 milhões de crianças, destas, apenas três milhões terminarão o curso secundário”. Portanto, o movimento é T→pq→A.

Perguntas similares