• Matéria: História
  • Autor: DeboraHo
  • Perguntado 8 anos atrás

como foi o fenômeno do imperialismo no sec xix e inicio do sec xx, levando em consideração suas razoes , funcionamento e mecanismos de repressão e mecanismos ideológicos

Respostas

respondido por: Lanpenn
0
Esse fenômeno, conhecido também como neocolonialismo, foi caracterizado por ter sido uma nova maneira dos estados europeus de expandirem o seu poder, de modo a manterem o seu trajeto natural que é sempre a expansão e o crescimento. Dessa forma, para esse fim, usaram-se de mecanismos violentos contra outros povos e culturas na África, Ásia e Oceania, os novos continentes a serem cobiçados. Entre estes mecanismos ocorreram repressões violentas contra quaisquer tipos de resistência contra o imperialismo, o que desencadeou em conflitos como a Guerra dos Bôeres, Guerra do Ópio, entre outros. Houve ainda o darwinismo social, cuja ideologia pregava a superioridade do homem europeu, uma das justificativas utilizadas para anexar outros territórios e dominar outras etnias, mesmo que isso tenha de passar por cima da propriedade daqueles povos.

DeboraHo: pq os europeus queriam ajudar os Africanos e os Asiáticos?
Lanpenn: Na verdade a intenção não era "ajudar" e sim que havia objetivos em colonizar as terras africanas e asiáticas, para buscar novos territórios para os estados dominarem, assim como para buscar novos mercados consumidores.
Perguntas similares