• Matéria: Filosofia
  • Autor: geagata
  • Perguntado 8 anos atrás

o que vc sabe sobre filosofia ?

texto no minimo 15 linhas

Respostas

respondido por: Phedrinhobrithu
104
filosofia é a forma de questionar e tentar entender e compreender tudo que existe ao seu redor,filosofia é uma das principais formas de se adquirir conhecimento descobrir coisas novas e entender o mundo e as coisas que nos rodeiam,viver sem filosofia é como viver de olhos fechados viver sem enxergar o te cerca e o que faz parte de sua vida,sem a filosofia aceitariamos tudo que nos falassem sem nos questionar se aquilo é certo ou errado,filosofia é o que nos faz compreender onde e como vivemos
respondido por: Guilhermegame50
36

Ao ouvirmos a palavra “filosofia” imaginamos, muitas vezes, estar diante de um conjunto de teorias sem sentido, sem relação com o cotidiano. Alguns dirão: “A filosofia é coisa de louco” ou “é coisa de gente que não tem mais nada o que fazer”. Estaria mesmo a filosofia distante do cotidiano? Seriam os filósofos seres lunáticos preocupados com coisas absurdas? O que teríamos a ver com a filosofia?

Começaremos a examinar o cotidiano como nos propõe Marilena Chauí, em seu livro “Convite à Filosofia”: Em nossa vida cotidiana, afirmamos, negamos, aceitamos ou recusamos coisas, pessoas ou situações. Fazemos perguntas como” que horas são ou que dia é hoje?“.

Esta pergunta sustenta uma crença: a crença que o tempo existe e pode ser medido.Assim como afirmações do tipo “A professora foi injusta” traz em si a crença em nossa idéia de justiça. No entanto, nunca paramos para indagar o que entendemos por “tempo” ou “justiça”. Acostumados com o cotidiano, deixamos nossas idéias e crenças sem fundamentação e vamos aceitando o mundo como se ele fosse óbvio em si mesmo.

A Filosofia começa quando nos propomos a investigar o mundo, o homem e seus valores. Assim, afirma Marilena Chauí, a primeira resposta à pergunta “O que é Filosofia?”, poderia ser: A decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos, os valores de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-las sem antes haver investigado.


Perguntas similares