Vasconcellos (2002, p. 86-87), descreve essas funções como definição negativa do papel do Pedagogo:
[...] não é (ou não deveria ser): não é fiscal de professor, não é dedo duro (que entrega os professores para a direção ou mantenedora), não é pombo correio (que leva recado da direção para os professores e dos professores para a direção), não é coringa/tarefeiro/quebra galho/salva-vidas (ajudante de direção, auxiliar de secretaria, enfermeiro, assistente social, etc.), não é tapa buraco (que fica 12 ‘toureando’ os alunos em sala de aula no caso de falta de professor), não é burocrata (que fica às voltas com relatórios e mais relatórios, gráficos, estatísticas sem sentido, mandando um monte de papéis para os professores preencherem - escola de ‘papel’), não é de gabinete (que está longe da prática e dos desafios efetivos dos educadores), não é dicário (que tem dicas e soluções para todos os problemas, uma espécie de fonte inesgotável de técnicas, receitas), não é generalista (que entende quase nada de quase tudo).
Já os debates atuais acerca do papel do pedagogo apontam, dentre outras questões, para o surgimento de um “novo” profissional da educação que explore as diversas relações que existem dentro de uma organização. Segundo esse ponto de vista é correto afirmar que:
A função do pedagogo é, diante de um novo paradigma tecno-econômico, originário da conjugação da tecnologia do computador com a das telecomunicações para o trabalho, determinar antecipadamente os fins a serem atingidos no processo pedagógico.
A função do pedagogo é cuidar do processo educativo uma vez a educação é um conceito que supõe o processo de desenvolvimento integral do ser humano atrelado fundamentalmente à educação formal.
A função do pedagogo é, exclusivamente, cuidar do processo educativo uma vez que a educação é um veículo transmissor de valores historicamente herdados e isentos de rupturas sociais, políticas e econômicas.
A função do pedagogo é ampla uma vez que atrelado à sua formação está a pedagogia que se encontra em diversos meios, em diversas mídia, em diversas situações, em diversos cenários, como nos presídios, nos hospitais e nas diversas dimensões, sejam elas econômicas, sociais, morais e/ou políticas.
A função do pedagogo é instrumentalizar o professor para que ele, enquanto ser humano, possa agir sobre o mundo e, ao mesmo tempo, compreender a ação exercida, uma vez que sua tarefa mais importante consiste em transpor os grandes ideais universais e sociais para a vida cotidiana e concreta do homem.
Respostas
respondido por:
40
A função do pedagogo é cuidar do processo educativo uma vez a educação é um conceito que supõe o processo de desenvolvimento integral do ser humano atrelado fundamentalmente à educação formal.
cledianeteles:
correto
respondido por:
37
É CUIDAR DO PROCESSO EDUCATIVO UMA VEZ QUE A EDUCAÇÃO É UM CONCEITO QUE SUPÕE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO SER HUMANO ATRELADO FUNDAMENTALMENTE À EDUCAÇÃO FORMAL.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás