Robbins (2004, p. 240) define cultura organizacional como “um sistema de valores compartilhado pelos membros que difere de uma organização para outra.” De acordo com Schein (1992, p. 73), “toda cultura existe em três diferentes níveis de apresentação: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas”. Avalie as assertivas a seguir e marque a opção correta.
I - Artefatos: estruturas e processos organizacionais visíveis (mais fáceis de visualizar, porém difíceis de decifrar).
II - Valores compartilhados: filosofias, estratégias e objetivos. Justificativas compartilhadas.
III - Pressuposições básicas:
crenças inconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos.
IV - Exemplo de artefatos: organograma da empresa.


janarmorais: Minha dúvida é sobre o exemplo de artefatos. "Artefatos" valores compartilhados entre os membros e pressuposições básicas constituem os principais elementos para se conhecer e compreender a cultura de uma organização. É certo afirmar que isso é um organograma?

Respostas

respondido por: eliseuv
19
todas estão corretas I, II, III e IV 

eversonnenem: todas estão corretas Pág 62 do livro
respondido por: jorgesilveira9961
2
Componentes da cultura organizacional
Toda cultura se apresenta em três diferentes níveis: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.
Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, decomportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, oslemas, as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.
Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais os valores são criados originalmente pelos fundadores daorganização.
Pressuposições básicas: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nos quais as pessoas acreditam. A cultura prescreve a maneira de fazer as coisas adotadas na organização, muitas vezes através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas.

roberto3332: eu respondi a letra "A"somente a I e II
Anônimo: a I,II,III estão corretas segundo o livro pois pressuposições básicas e suposições comuns são a mesma coisa a dúvida é a IV
Anônimo: Dentro de uma empresa, as atividades propostas devem ser planejadas e organizadas com clareza para que sejam executadas com eficiência. Para tanto, é necessário que se organize uma estrutura hierárquica que represente a planta da organização; que ilustre cada departamento da empresa com suas tarefas e seus respectivos responsáveis, superiores e subordinados. Essa estrutura hierárquica pode ser representada graficamente por uma figura denominada organograma.
Anônimo: por estes dizeres acho que a IV está errada
Anônimo: Amigos se a I,II,III estão certas, e estão pois está no livro, a IV também está pois não tem opção para assinalar somente I,II e III, mistério encerrado
Anônimo: pressuposição
Suposição ou conjectura; ação de pressupor, de supor, de acreditar ou de julgar por antecipação: a pressuposição apontava.
Perguntas similares