Respostas
Um governo provisório também chamado de governo interino ou governo de transição é uma autoridade governamental de emergência criada para gerenciar uma transição política, geralmente nos casos de países novos, ou após o colapso da administração anterior. Governos provisórios são geralmente nomeados, e freqüentemente surgem durante ou depois de guerras civis ou estrangeiras.
Os governos provisórios mantêm o poder até que um novo governo possa ser nomeado por um processo político regular, que geralmente é uma eleição. Eles podem estar envolvidos na definição da estrutura jurídica de regimes subsequentes, diretrizes relacionadas a direitos humanos e liberdades políticas, estrutura da economia, instituições governamentais e alinhamento internacional. Os governos provisórios diferem dos governos em exercício, que são responsáveis por governar dentro de um sistema parlamentar estabelecido e servir como marcadores de posição após uma moção de desconfiança, ou após a dissolução da coalizão governante.
Na opinião de Yossi Shain e Juan J. Linz, os governos provisórios podem ser classificados em quatro grupos:
Os governos provisórios revolucionários (quando o antigo regime é derrubado e o poder pertence àqueles que o derrubaram).Poder compartilhando governos provisórios (quando o poder é compartilhado entre o ex-regime e aqueles que estão tentando mudá-lo)
.
Governos provisórios em exercício (quando o poder durante o período de transição pertence ao antigo regime).
Governos provisórios internacionais (quando o poder durante o período de transição pertence à comunidade internacional).