Respostas
A Iara costuma tomar banhos nos rios e cantar uma melodia irresistível, desta forma os homens que a vêem não conseguem resistir aos seus desejos e pulam dentro dos rios.
A Iara tem o poder de cegar quem a admira e levar para o fundo do rio qualquer homem que ela deseja se casar.
Os índios acreditam tanto no poder da Iara que evitam passar perto dos lagos ao entardecer.
Segundo a lenda, a Iara era uma índia guerreira, a melhor da tribo e recebia muitos elogios do seu pai que era pajé.
Os irmãos de Iara com inveja resolveram matá-la a noite enquanto ela dormia, Iara que possuía um ouvido bastante aguçado, os escutou e teve que matá-los.
Com medo da reação do seu pai, Iara fugiu. Seu pai, o pajé da tribo, realizou uma busca implacável e conseguiu encontrá-la, como punição pelas mortes a jogou no encontro do Rio Negro e Solimões, local onde alguns peixes trouxeram ela a superfície e a transformaram em uma linda sereia.
A Iara faz parte do folclore brasileiro. Ela é caracterizada pela sua beleza, voz atraente e fortuna. É um ser híbrido, parte peixe e parte mulher e seduz homens que estão próximos aos rios.
A Iara
Chamada de mãe d´água, a Iara é uma espécie de sereia. Ela encanta homens que estão nas margens dos rios. São três atributos da Iara para sedução:
- Beleza
- Voz encantadora
- Riqueza
Ela era filha de um pajé e possuía muitas habilidades que eram motivo de inveja pelos irmãos. Estes, certa feita, intentaram matá-la. No entanto, Iara se defendeu e matou todos eles. Diante disse, ela fugiu e jogou-se entre os rios Negro e Solimões. Ela foi salva pelos peixes e, durante a noite de lua cheia, transformou-se me sereia.
O termos Iara vem do Tupi e significa ig (água) e ara (Senhor). Assim, o significado é a Senhora das Águas. A origem da lenda é europeia e adaptada ao folclore do Brasil
Sobre Folclore: https://brainly.com.br/tarefa/31877111
#SPJ2