• Matéria: História
  • Autor: AVCarvalhais3446
  • Perguntado 8 anos atrás

(UEL-2005) “A indústria cultural não cessa de lograr seus consumidores quanto àquilo que está continuamente a lhes prometer. A promissória sobre o prazer, emitida pelo enredo e pela encenação, é prorrogada indefinidamente: maldosamente, a promessa a que afinal se reduz o espetáculo significa que jamais chegaremos à coisa mesma, que o convidado deve se contentar com a leitura do cardápio. [...] Cada espetáculo da indústria cultural vem mais uma vez aplicar e demonstrar de maneira inequívoca a renúncia permanente que a civilização impõe às pessoas. Oferecer-lhes algo e ao mesmo tempo privá-las disso é a mesma coisa”. (ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Trad. de Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. p. 130-132.)

Respostas

respondido por: toia17
163
A indústria cultural planeja seus produtos determinando o que os consumidores desejam de acordo com critérios mercadológicos. Para atingir seus objetivos comerciais, ela cria o desejo, mas, ao mesmo tempo, o indivíduo é privado do acesso ao prazer e à satisfação prometidos. 
respondido por: Matheusieti
59

Você esqueceu as alternativas.

Com base no texto e nos seus conhecimentos, é correto afirmar que a indústria cultural:  

(A)

possui o poder de estimular e enganar o desejo humano de posse e consumo: prometendo e não cumprindo, criando necessidades ao mesmo tempo que estabelece os limites da satisfação possível.

(B)

para atingir seus objetivos comerciais, não só cria o desejo, mas, ao mesmo tempo, garante que o indivíduo tenha acesso ao prazer e à satisfação prometidos.

(C)

busca atender às necessidades dos indivíduos e garante que mantenham sua autonomia e liberdade, permitindo que eles escolham o que querem consumir.

(D)

traz a satisfação dos desejos e necessidades espontâneas dos indivíduos, auxiliando-o a manter um alto nível de realização pessoal e de qualidade de vida.

(E)

serve para impedir a produção dos desejos e necessidades dos indivíduos, garantindo que suas vontades surjam de forma natural e não sejam influenciadas pelo meio.

Agora podemos:

A alternativa B está correta.

O consumismo pode ser diminuído com o aumento de políticas afirmativas no que tange a questão social e a divisão de renda entre os indivíduos.

Deste modo, falar sobre uma menor proporção de consumismo é abrir espaço para políticas de cunho socialista, essas que estão diretamente ligadas ao estabelecimento da igualdade econômica na sociedade.

Assim, tratando de um viés atual, a melhor alternativa mesmo dentro do capitalismo o qual somos inseridos, seria a menor utilização dos veículos de informação assim como a indústria cultural que incentivam a todo momento o consumo em larga escala.

Mais sobre consumo:

https://brainly.com.br/tarefa/18901770

Anexos:
Perguntas similares