• Matéria: Filosofia
  • Autor: angelanuneslo5007
  • Perguntado 8 anos atrás

trata-se do esforço sistemático da conciliação da filosofia Greco romana com pensamentos cristão dó que estamos falando

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
21
A corrente filosófica que mais procurou conciliar a filosofia greco-romana com a fé cristã foi a Patrística, que tinha como principal pensador o filósofo medieval Santo Agostinho.

Eles buscavam fundamentar racionalmente a fé cristã e construir uma identidade católica e racional para a Europa, assim como lutar contra as heresias e o paganismo, que ainda eram muito populares na Europa.

Ela durou até aproximadamente o século VIII, quando foi gradualmente substituída pela escolástica, que era, a grosso modo, uma versão mais sofisticada da Patrística.
respondido por: ferretti
2

Estamos falando da Patrística e da Escolástica, escolas filosóficas e teológicas desenvolvidas durante o período conhecido como Idade Média, no qual floresceram pensamentos que tentavam conciliar a fé cristã e o racionalismo greco-romano.

Na prática, os principais representantes são Santo Agostinho (imagem) e São Tomás de Aquino, o primeiro procurou travar debates com Platão, através de seus textos, e o segundo traçou diálogos com Aristóteles.

Assim, marcadamente, vê-se uma influência e uma construção que fundamenta a filosofia cristã em seu desenvolvimento mais sólido, sustentando a fé que se institucionalizava rapidamente.

Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/19375671

Anexos:
Perguntas similares