• Matéria: Português
  • Autor: ana2017clara
  • Perguntado 8 anos atrás

Soneca sem culpa

Juliana Tiraboschi

Todos sabem que dormir bem ajuda a manter a saúde.

Mas o sono ainda é cercado de desconhecimentos e mitos, como o de que precisamos dormir 8 horas por dia. “Isso é mentira”, diz Marco Túlio de Mello, chefe da disciplina de Medicina e Biologia do sono do Departamento de Psicologia da Unifesp. “Acontece que a média da população precisa de sete horas e 40 minutos de sono para sentir-se bem, mas há os curtos dormidores, que necessitam de menos de seis horas e meia, e os longos, que requerem mais de 8 horas.”

A siesta é outro tema que desperta opiniões controversas.

Enquanto uns acham que cochilar depois do almoço é um merecido descanso, outros veem a prática com pouca tolerância. Mas cada vez mais estudos vêm demonstrando que a soneca traz benefícios físicos, como a recuperação do corpo, e mentais, como o aumento da concentração.

“Ela é ótima para quem vai trabalhar à tarde”, diz Mello. [...]

E se alguém falar pra você que cochilo é coisa de preguiçoso, diga que um estudo da Universidade de Harvard mostrou que sonecas diárias de 45 minutos são suficientes para turbinar a memória e o aprendizado. Não é um ótimo argumento?

GALILEU. São Paulo: Abril. set. 2008. n. 206. p. 26. Adapatado: Reforma Ortográfica

No Texto, no trecho “Isso é mentira”, a palavra destacada refere-se ao trecho

A) “precisamos dormir 8 horas por dia”.

B) “a siesta é outro tema controverso”.

C) “a soneca traz benefícios físicos”.

D) “cochilo é coisa de preguiçoso”.

E) “mas a maioria se beneficiaria”.


Respostas

respondido por: brendaisis
38

Letra a.

A afirmativa está fazendo referência à ideia de que o ser humano deve dormir necessariamente oito horas por dia.

Entretanto, contradizendo tal ideia, o autor afirma que na realidade a grande parcela da população necessita de exatamente sete horas e quarenta minutos para que se sintam bem. Além disso, há outros que necessitam de muito menos para garantir a manutenção "da energia" do indivíduo, como por exemplo, apenas seis horas por dia.

Perguntas similares