Respostas
A litosfera, mais conhecida como crosta terrestre, é a camada sólida externa do planeta Terra, superfície química de composição mineralógica predominantemente formada por silício, o alumínio e magnésio, constituída por solo e rochas que são divididos em placas tectônicas.
A Litosfera possui espessura que oscila entre 5 km a 15 km de profundidade nos oceanos, dependendo da região, foi formada há bilhões de anos e se encontra em constante movimento, uma dinâmica que resulta na mudança de posição dos continentes.
Podemos afirmar que a Litosfera está em movimento em vista da sua estrutura possui um caráter dinâmico, caracterizada por um processo contínuo de transformação. A fissão existente na camada terrestre se reparte em placas tectônicas, as quais interagem entre si, resultando na movimentação, pois flutuam sobre o magma da astenosfera (camada que se situa logo abaixo da litosfera de temperatura muito elevada tal que ela pode ser considerada como um fluido viscoso) causando transformações no relevo.
As placas apresentam uma densidade menor que a do magma (e por isso as placas "flutuam" no fluido viscoso da astenosfera. O líquido quente empurra as placas em um certo sentido, provocando seus choques.
Estas ações englobam fenômenos naturais como atividade vulcânica, falhas geológicas e o encontro de diferentes placas tectônicas traz efeitos como os terremotos, tsunamis e formações de cadeias montanhosas.
As ações do tectonismo e suas atividades dinâmicas de movimentação decorrem de agentes endógenos ou internos de transformação do relevo e de agentes exógenos ou externos de transformação do relevo.
Foi através da Teoria da Tectônica de Placas que o dinamismo da Litosfera foi descrito. Com isso, é possível afirmar que os continentes estão sempre em deslocamento.
Abraços!