A proteção pulpar direta é um tratamento indicado quando ocorre uma exposição acidental da polpa durante o preparo cavitário ou em decorrência da fratura do dente. Seus objetivos são promover o restabelecimento da polpa exposta, recuperar e preservar suas funções biológicas, anular a atividade bacteriana no local da exposição, proteger a polpa contra irritações futuras e permitir a formação de barreira mineralizada.
Para realizar a proteção pulpar direta ou capeamento pulpar direto, o cirurgião-dentista deve seguir alguns passos operatórios, que podem ser realizados em uma única sessão, ou em duas sessões. O cirurgião-dentista, ao iniciar o tratamento do dente 16 de um paciente de 20 anos, avaliou a condição pulpar que respondeu com vitalidade preservada e iniciou preparo cavitário, detectou a presença de cárie muito profunda, realizou os procedimentos a seguir:
1 - Hemostasia e limpeza da cavidade com água de hidróxido de cálcio.
2 - Isolamento absoluto do campo operatório.
3 - Aplicação do agente terapêutico (hidróxido de cálcio ou agregado de trióxido mineral - MTA)
4 - Remoção completa do tecido cariado e conclusão do preparo cavitário.
5 - Restauração temporária.
O cirurgião-dentista optou por realizar o capeamento pulpar direto em duas sessões, Assinale a opção que apresenta a ordem correta dos procedimentos realizados
Respostas
respondido por:
13
a sequencia correta é 2 - 4 - 1 - 3 - 5
Perguntas similares
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás