De acordo com Costa (2005), Weber indica a dominação como uma probabilidade de exercer o poder. Numa relação entre dominador e dominado também é necessário o apoio em bases jurídicas, em que surge a legitimação.Isso significa que os dominados ficarão imersos na crença de que a dominação é legítima. COSTA,Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 2005.
Weber abstraiu três formas puras de dominação, assinale a alternativa que expressa corretamente essas formas:
a)Dominação formal, dominação carismática, dominação
ilegal.
b)Dominação pela força, dominação tradicional,
dominação patriarcal.
c)Dominação legal, dominação tradicional, dominação
carismática.
d)Dominação legal, dominação espiritual, dominação
ditatorial.
e)Dominação carismática, dominação tradicional,
dominação material.
Respostas
Dominação Tradicional:
Significa aquela situação em que a obediência se dá por motivos de hábito, porque tal comportamento já faz parte dos costumes. É a relação de dominação enraizada na cultura da sociedade. Um exemplo extremamente claro é o da família patriarcal.
Dominação Carismática:
A relação se sustenta pela crença dos subordinados nas qualidades superiores do líder. Essas qualidades podem ser tanto dons supostamente sobrenaturais quanto a coragem e a inteligência inigualáveis. Exemplo é um grupo religioso onde o líder pelas suas habilidades e conhecimentos pessoais, consegue um grande número de seguidores.
Dominação legal:
Ou seja, por meio das leis. Nessa situação, um grupo de indivíduos submete-se a um conjunto de regras formalmente definidas e aceitas por todos os integrantes, inclusive a quem devem obedecer. Exemplo disso é o empregado que acata as ordens de seu superior.
Espero ter ajudado