PERGUNTA 1

Leia atentamente o trecho abaixo do autor Leonardo Boff (2004, p.137):

“Na prática a sociedade deve mostrar-se capaz de assumir novos hábitos e de projetar um tipo de desenvolvimento que cultive o cuidado como os equilíbrios ecológicos e funcione dentro dos limites impostos pela natureza. Não significa voltar ao passado, mas oferecer um novo enfoque para o futuro comum. Não se trata simplesmente de não consumir, mas de consumir responsavelmente.”

O que o autor Leonardo Boff (2004, p.137) defende ao afirmar que:

a.
A questão do desenvolvimento sustentável não apresenta de forma alguma ligação com a cultura dos povos.

b.
No passado as pessoas consumiam muito mais do que hoje, entretanto, o caos ambiental não era tão grande.

c.
Não há possibilidade de utilizarmos o conhecimento produzido e apresentado através das inovações tecnológicas para a criação de novas tecnologias: sociais, produtivas e econômicas.

d.
Consumir responsavelmente é muito difícil de ser praticado, tendo em vista que as inovações tecnológicas são muito sedutoras.

e.
A partir do desenvolvimento comunitário é possível aglutinar capital humano, social, empresarial e cultural em busca do desenvolvimento sustentável.

PERGUNTA 2

“A educação não tem como objeto real armar o cidadão para uma guerra, a da competição com os demais. Sua finalidade, cada vez menos buscada e menos atingida, é a de formar gente capaz de se situar corretamente no mundo e de influir para que se aperfeiçoe a sociedade humana como um todo”. (SANTOS, 2007 apud. JUSTINO, Ana Neri da Paz. Desenvolvimento e Sustentabilidade ambiental. Livro Texto EaD. Natal EdUnP, 2010, p. 168)

Sobre o texto acima, do Professor Milton Santos, é correto afirmar que:

I. A educação que visa formar o cidadão para o mercado, não está sendo implementada. Esta negligência prejudica o mercado e acaba por prejudicar também as pessoas que veem na educação um caminho para o sucesso.

II. A educação não deve armar o cidadão para a guerra, e sim, orientá-lo para que este possa influir nos destinos do mundo, pensando numa convivência coletiva.

III. Como a finalidade da educação é cada vez menos buscada e atingida, resta orientar o cidadão para uma competição que é inevitável na sociedade.

IV. Noções de Competição, Guerra e Educação se conjugam para formação do cidadão que deve influenciar a sociedade.

Está correto o que se afirma em:

a.
Apenas a II está correta

b.
Nenhuma alternativa está correta

c.
I e II estão corretas

d.
Apenas a IV está correta

e.
II e IV estão corretas

PERGUNTA 3

Quando falamos em desenvolvimento comunitário nos meios técnicos ou acadêmicos é comum ouvir uma expressão de ironia ou desconfiança como por exemplo “já ouvi isso antes ” ou “mais um programa para engabelar o povo”.

De fato, a expressão não é nova e, durante muito tempo, marcou a implementação dos programas governamentais.

A ideia de desenvolvimento comunitário como programa governamental surgiu no período pós-guerra, com a divisão do mundo nos blocos capitalista e socialista, e com o início da guerra fria, como estratégia dos países capitalistas para garantir sua ordem social. Fundamentando-se na ideia de que a pobreza tornava os povos receptivos à propaganda comunista e de que a ajuda aos povos subdesenvolvidos reverteria em benefícios econômicos aos EUA , a ação prática proposta para o desenvolvimento comunitário consistia na implementação de programas de assistência técnica e social nos países pobres, principalmente na América Latina.

A partir dos anos 50, a ONU se empenhou em sistematizar e divulgar o desenvolvimento comunitário como “processo através do qual cada povo participa do planejamento e da realização de programas que se destinam a elevar o padrão de suas vidas. Isso implica na colaboração indispensável entre os governos e o povo para tornar eficazes os esquemas de desenvolvimento viáveis e equilibrados” ( AMMANN, 1981, p.147 ).

Sobre a relação entre desenvolvimento comunitário local e desenvolvimento sustentável, podemos dizer que:

a.
Estão totalmente relacionadas, uma vez que o desenvolvimento comunitário local é uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável.

b.
Para relacioná-los podemos fazer uma ponte com a questão dos indicadores econômicos que atestam a supremacia do crescimento econômico.

c.
Não existe nenhuma ligação, pois, falar em desenvolvimento local é caracterizá-lo do ponto de vista da superação da visão que atrela o desenvolvimento exclusivamente a aspectos econômicos.

d.
No desenvolvimento comunitário o poder decisório ser concentrado nas mãos de poucos e isso facilita o alcance do desenvolvimento sustentável.

e.
Tem tudo a ver, pois quando falamos em desenvolvimento comunitário estamos nos referindo à busca incessante pelo lucro.





Respostas

respondido por: daca2
4
pelo que estudei a resposta cwrta é a 'a"
Perguntas similares