Respostas
EGITO ANTIGO
- Antigo Império: início com a unificação política do Baixo (norte) e Alto Egito (sul), construção das grandes pirâmides (túmulos reais) de Gizé, teve fim com a revolta dos nomarcas (governadores das províncias) contra o faraó, levando a fragmentação política.
- Médio Império: restauração do poder central, conquista da Núbia, terminou com a invasão dos hicsos ao Egito (dominaram a região por cerca de 200 anos), nessa época os hebreus também migraram para o delta do Nilo.
- Novo Império: expulsão dos hicsos, escravização e saída dos hebreus, conquista da Palestina e da Síria (máxima extensão territorial, auge com Ramsés II), construção de túmulos escavados entre os penhascos (Vale dos Reis, das Rainhas e dos nobres), a reforma religiosa fracassada no reinado de Amenófis IV (experiência monoteísta), o retorno ao politeísmo com Tutancâmon, crise com a divisão do país em dois governos (um faraó em Tânis, outro em Tebas) o que facilitou as invasões estrangeiras (líbios, núbios, assírios, persas, etc.).
- O faraó (rei) era um deus vivo, a base econômica era agrária (às margens do Nilo) com servidão camponesa, toda a terra era propriedade estatal; a religião era politeísta, antropozoomórfica e acreditava na vida após a morte (aperfeiçoaram a mumificação). Tiveram destaque na medicina, matemática, literatura, astronomia e artes plásticas.