quais são os principais fatores de risco para o desenvolvimento de um cancer? alguém sabe? por favor ;)
Respostas
Afeta pulmão, pâncreas, estômago e sangue. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, fumar causa 30% de todas as mortes de câncer nos Estados Unidos e é responsável por 87% dos casos de câncer de pulmão - em números, são 5 milhões de morte por ano no mundo, sendo 1,4 milhão de pulmão. Parar de fumar imediatamente diminui seu fator de risco para o câncer.
Genética
Se você possui um histórico familiar de câncer, é vital fazer exames de prevenção. Apesar da genética ser um fator alto de desenvolvimento de câncer, não significa que você desenvolverá a doença se tiver casos na família. Significa somente que há uma possibilidade grande de desenvolver a doença.
Sedentarismo/Obesidade
Exercitando-se pelo menos 30 minutos por dia cinco dias na semana faz cair seu risco de câncer. A obesidade é causa principal de muitos cânceres. Exercitar-se regularmente pode impedir o câncer de próstata, da mama, do pulmão e endometrial.
Sexo inseguro
A prática do sexo sem camisinha aumenta o risco de contrair ou adquirir o vírus HPV, que faz crescer a chance de aparecimento do câncer cervial, anal, vulvar e vaginal. Há estudos sendo realizados sobre o papel do HPV também em outros tipos de câncer.
Exposição ao sol
O câncer de pele é causado pela exposição aos raios UV do sol e pode ser evitado na maioria dos casos. Para isso, use filtro solar e evite a exposição ao sol entre as 10h e 14h, quando os raios são os mais fortes.
Álcool
Por agredir e reduzir as defesas naturais do organismo, o álcool está relacionado a quase 70% das mortes de câncer de língua, cavidade oral, faringe e esôfago, órgãos que têm contato direto com a bebida. Também está associado ao câncer de mama, fígado e intestino. Para piorar, o álcool potencializa o efeito carcinogênico do fumo, compremetendo ainda mais a vida dos fumantes. E atenção, grávidas: álcool durante a gravidez pode aumentar o risco da doença nas crianças de acordo o Lombardi Cancer Center da Georgetown University Medical Center (EUA).
Pouca ingestão de frutas e legumes
Prefira alimentos saudáveis e frescos. Produtos industrializados, em geral, possuem muitos produtos químicos, como corantes, conservantes, aromatizantes e outros, prejudicando a resistência do organismo. O consumo excessivo de alimentos conservados no sal ou defumados também interfere no equilíbrio do sistema imunológico e, associado a outros fatores, facilita o aparecimento de doenças, inclusive o câncer. Adote horários fixos para se alimentar e não exagere na quantidade. Evite as frituras, os alimentos gordurosos e as carnes em conserva. Nenhum alimento em si provoca o câncer, mas há alguns que, se ingeridos com freqüência, favorecem o surgimento da doença. São eles: salsichas, mortadela, calabresa, salame, presunto, bacon e outros embutidos; carnes e peixes enlatados; Alimentos gordurosos; Carne seca, defumada, carne churrascada; grãos e cereais mofados.; e alimentos conservados no sal.
Poluição do ar urbano
Se antes, à época da Revolução, a poluição do ar atingia principalmente trabalhadores de certas atividades, como os operários das minas de carvão, hoje este problema é quase que generalizado nos grandes centros urbanos. A influência dos fatores ambientais na incidência de câncer é tema do 28º Congresso Internacional de Registro de Câncer, que aconteceu em novembro, em Goiânia (GO). O evento vai trazer dados coletados por ações do Instituto Nacional de Câncer por meio da implantação, acompanhamento e aprimoramento dos Registros de Câncer de Base Populacional e dos Registros Hospitalares de Câncer existentes no Brasil.
Um dos mais delicados problemas de saúde que alguém pode enfrentar é o câncer. Há diversos tipos de câncer: mama (o mais comum entre as mulheres); pâncreas; estômago; pâncreas, pele; pulmão, entre outros.
Diversos são os fatores de risco que podem desenvolver um câncer: tabagismo; ingestão excessiva de bebidas alcoólicas; alimentação desregrada e sedentarismo.
Uma pessoa que se expõe por muito tempo ao sol, por exemplo, pode desenvolver um câncer de pele futuramente.
Vale lembrar que cada indivíduo possui um organismo e determinadas características genéticas, então, a forma que cada indivíduo reage é diferente. Logo, nem todo mundo que se expõe aos fatores de risco, desenvolverá câncer.
Para saber mais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/6304351
Espero ter ajudado. Bons estudos!