Respostas
ESCARAVELHO
Estima-se que o escaravelho tenha surgido no Império Médio e foi um dos amuletos mais populares do antigo Egito. Os egípcios acreditavam que ele era a representação de Khepri, uma forma de Ré (Ra). Notaram que os escaravelhos rolavam uma bola de esterco no chão e fizeram a comparação com o movimento do sol no céu. Além disso, seus filhotes saíam de dentro da bola de esterco e foi pensado que se autorreproduziam, fazendo uma alusão aos mitos de criação.
OLHO DE HÓRUS (UDJAT)
O olho de Hórus é o amuleto que representa o olho do deus falcão Hórus. Em uma das versões do mito da luta entre Seth e seu sobrinho, o deus vermelho Seth, como era popularmente conhecido, arranca um olho de Hórus, que mais tarde é regenerado por Thoth, o deus da escrita e que presidiu o tribunal na batalha entre Seth e Hórus. O amuleto protegia o portador contra doenças e garantia-lhe a vida. Ele era chamado de Udjat e estava ligado à regeneração, à saúde e à prosperidade.
CRUZ DE ANSATA (ANKH)
O Ankh é um dos símbolos mais conhecidos do antigo Egito. Sua representação é desconhecida e alguns estudiosos acham que ele pode ser uma sandália vista de cima ou até mesmo uma espécie de chave. O seu Hieróglifo significa “vida/vida eterna” e foi um importante amuleto de proteção. As divindades são constantemente representadas segurando o Ankh nas mãos.
NÓ DE ÍSIS (TET)
O nó de Ísis é muito parecido com o símbolo Ankh. O amuleto está ligado diretamente com o sangue de Ísis e por isso geralmente tem a cor avermelhada. Ele simbolizava a proteção da deusa e de seu filho Hórus. O amuleto permitia que o morto viajasse no submundo com segurança. Chamado pelos egípcios de Tet, o nó de Ísis era colocado amarrado no pescoço do morto. Ele foi muitas vezes representado junto com o pilar de Osíris (Djed) em diversos amuletos.
DJED
É conhecido como o Pilar de Osíris, de onde Ísis teria retirado a caixa com o corpo do deus que tinha caído em uma armadilha feita por Seth. Esse amuleto significa “estabilidade” e representa a coluna vertebral de Osíris. Aparece muitas vezes em sarcófagos e tinha o intuito de dar estabilidade ao morto. O pilar Djed tornou-se um símbolo de Osíris, que tinha entre outros atributos a fertilidade e a regeneração. Ele era um amuleto popular também na vida cotidiana dos egípcios.