Para desenvolvimento de uma pesquisa, estudantes surdos foram convidados a dizer o que apreciavam ou não na disciplina de matemática em sala de aula inclusiva. A sala onde estavam matriculados foi escolhida porque 80% dos estudantes não estavam tendo bons resultados na disciplina e a instituição levantou a pesquisa com intenção de buscar meios de melhorar a qualidade do ensino da disciplina. Apresentamos o depoimento da estudante ‘C’ a respeito da matemática:
C.(surda) “Matemática é difícil, o intérprete ajuda na sala, mas às vezes não tem sinal pra tudo, também, não gosto. Fico muito irritada porque todo mundo fica passando na frente do quadro. Primeiro a professora explica; eu fico olhando para o quadro, depois ela passa atividades, eu se tenho dúvidas, pergunto para a intérprete, aí se ela não sabe certo, ela pede para a professora me explicar. Matemática é muito chato! (...) Se eu preciso para minha vida? Não! (...) Ah! Verdade; contar dinheiro, idade, aniversário, dias, anos...engraçado, não tinha pensado nessa matemática. (7ª série).
Como fazer com que as aulas de matemática sejam significativas para os estudantes? Entendendo que o depoimento de ‘C’ remete a dificuldade da maior parte dos estudantes da sala, quais problemas podem ser identificados e quais os modos de resolvê-los?
Respostas
respondido por:
1
quem sabe buscar criar novos sinais para os símbolos matemáticos. ela reclamou que não tem símbolo pra tudo, então isso poderia ser uma opção.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás