• Matéria: História
  • Autor: sarahsanttos534
  • Perguntado 8 anos atrás

explique o significado do conceito de indústria cultural , apontando a sua relação com o conceito da cultura de massa ? ajudem por favor

Respostas

respondido por: BiancaGuilhermina
10
O termo indústria cultural foi criado por Adorno e Horkheimer em 1977 como já dito antes. O termo usado por esses autores inicialmente era cultura de massa e foi abandonado pela forma com que eles queriam expressar a cultura que era imposta ao povo, e não a cultura do povo, que era a cultura de massa, também chamada hoje de cultura popular.
A maior diferença entre cultura de massa e indústria cultural é que a cultura de massa era a cultura feito pelo povo, que vinha do povo e virava caracteristica daquela sociedade como manifestação cultural. Já a indústria cultural é o que o povo é “imposto” à ter como cultura, ou seja, o mais relevante não é o que o povo pensa e sim o que a indústria acha que vai ter mais vantagens para ela própria.
Na cultura de massa, a arte prevalece, o povo faz sua própria arte, sua própria cultura, enquanto na indústria cultural a arte é sempre transformada em um produto industrializado, importando apenas se o produto de arte vai ser vendavel e consumido em grande escala. Enquanto a espontaneidade e a originalidade da arte estão presentes na cultura de massa, o mesmo não se aplica à indústria cultural que visa sempre o que mais vai vender para a sociedade, sempre focado no consumo, e não na arte.
respondido por: bryanvenceslauoficia
0

Resposta:

A indústria cultural é uma ideologia que tem como fim influenciar de maneira ampla a maior quantidade de pessoas possível. Sua relação com a cultura de massa compreende o fato de que por meio da indústria cultural as culturas de massa são evidenciadas e alimentas, fazendo com que esta cresça exponencialmente  

===================================================================  

Perguntas similares