• Matéria: Filosofia
  • Autor: gilmaramarangon
  • Perguntado 8 anos atrás

Por volta do século II a I a.C, Roma se transformou em um imenso império. O poderio romano foi obtido por uma organização administrativa de grande porte, com inúmeros cargos e funcionários públicos. No ambiente da supremacia romana se desenvolveu o pensamento estoico. Nele, Sêneca foi uma de suas expressões. Sobre o pensamento estoico e de Sêneca em especial, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
1 O pensamento estoico valoriza a individualidade e os sentimentos subjetivos. Considera que cada um é dono de seu destino e determina sua vida sem interferência de valores morais ou éticos.

2 O estoico é, antes de mais nada, um naturalista. Considera que o homem deve se libertar da busca de cargos públicos e sucesso diante da vida pública. Para o estoico todo o político é um corrupto, ou seja, um corruptor.

3 Para os estoicos a questão histórica é fundamental. Para eles, qualquer tipo de ação deve ser visto dentro de uma condição produzida pelo tempo. Dessa forma, a vida humana é resultado de acasos que a antecederam.

4 A condição de existência humana, para os estoicos, é fruto da interferência divina. Dessa forma, qualquer ato que se toma em sociedade é resultado exclusivo da vontade de Deus, logo, para um estoico, a lei dos homens deve ser ignorada.

5 A conduta moral e ética deve inspirar o estoico. Para quem é adepto dessa corrente filosófica, um homem de caráter, um representante público, está acima dos valores materiais e dos benefícios que sua função pode dar. Ele valoriza a conduta correta e transparente no exercício da função pública.

Respostas

respondido por: Matheusieti
1
Alternativa número 5. 

No estoicismo a valorização da virtude, do conhecimento é um caminho para a felicidade. Ou seja, a conduta, moral e ética devem inspirar o caminho do estoico, através do caráter estando acima dos valores supérfluos como vaidade, bens materiais e sentimentos subjetivos negando assim o que é externo e não completa a mente e espírito, abdicando de vícios que para os estoicos é tomado como um mal absoluto.
Perguntas similares