A técnica trompe-l’oeil é uma execução pictórica em plano bidimensional que nos ilude como se estivéssemos vendo um objeto tridimensional. Sobre essa técnica de pintura Platão assevera que:
Escolha uma:
a. A técnica do trompe-l’oiel ou skiagrafia não entorpece a alma, porque sua afecção é mimética e o espectador, por estar inserido em terceira dimensão, sabe que a figura pictórica é uma farsa, ou seja, um modelo que tem como parâmetro executado a ideia.
b. A técnica do trompe-l’oiel ou skiagrafia nos entorpece a alma, porque nos afeta psicologicamente e nos confunde sobre a realidade das coisas. Ideia, modelo e copia são coisas distintas em Platão: ideia é o que corresponde ao real, o modelo é um parâmetro executado com base na ideia, por exemplo, a cama feita por um artesão. Já a cópia (pintura, no caso) corresponde há uma imitação fantástica de um modelo.
c. A técnica do trompe-l’oiel ou skiagrafia nos entorpece a alma, porque nos afeta visualmente e nos confunde sobre a realidade das coisas. Modelo e Ideia são conceitos distintos em Platão: Modelo é o que corresponde ao real, a Ideia é um parâmetro executado com base no Modelo, por exemplo, a cama feita por um artesão.
d. A técnica do trompe-l’oiel ou skiagrafia nos entorpece a alma, porque nos engana sobre a verdadeira ideia das coisas que é o conceito, i.e., uma base abstrata que corresponde à realidade das coisas mesmas.
Respostas
respondido por:
0
A pintura realista é a representação da representação da ideia (pintura de um cavalo que corresponde à um cavalo que corresponde à ideia de cavalo p. ex.). A resposta que me parece mais adequada é a D.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás