Respostas
Questão 2. (ITA-2008) Suponha que um pesquisador tenha descoberto um novo elemento químico, M, de número atômico 119, estável, a partir da sua separação de um sal de carbonato. Após diversos experimentos foi observado que o elemento químico M apresentava um comportamento químico semelhante aos elementos que constituem a sua família (grupo).
a) Escreva a equação balanceada da reação entre o elemento M em estado sólido com a água (se ocorrer).
Resposta
O elemento M de número atômico 119 se existisse pertenceria ao grupo 1 da tabela periódica, grupo correspondente aos metais alcalinos. Desta maneira, a sua reação com água seria semelhante a reação dos outros metais alcalinos com água, como visto abaixo.
b) O carbonato do elemento M seria solúvel em água? Justifique a sua resposta.
Resposta
Sim, pois os carbonatos de metais alcalinos são sempre solúveis.
Questão 3. (Mack-2001) A espécie química representada por:
a) é um ânion.
b) é um cátion.
c) é uma molécula completa.
d) pode ligar-se tanto a metais como a não-metais.
e) é um átomo que apresenta camada de valência completa.
Resposta
Faezendo a distribuição eletrônica para elemento químico Cloro (Cl) neutro, temos
1s2 2s2 2p6 3s2 3p5
podemos observar que a camada de valência, em vermelho, contém 7 elétrons, de acordo com a distribuição eletrônica apresentada no enunciado. Desta maneira já podemos descartar os itens a (é um ânion), b (é um cátion) e c (é uma molécula). A letra e também pode ser descartada pois temos 7 elétrons na camada de valência, enquanto que a camada completa do Cl contém 8 elétrons.
Sendo assim a alternativa correta é a letra d, pois os halogênios podem fazer ligação iônica com os metais e ligação covalente com os não metais.
Questão 4. (Mack-2001) Na ligação entre átomos dos elementos químicos 15P31e Ca, que tem 20 prótons, forma-se o composto de fórmula:
a) CaP
b) Ca3P
c) CaP3
d) Ca2P3
e) Ca3P2
Resposta
A primeira coisa a se fazer é a distribuição eletrônica para os átomos de P e Ca, veja abaixo como fica.
15P: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p3
20Ca: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2
O P possui 5 elétrons na camada de valência (em vermelho), sendo assim para atingir o octeto completo precisa ganhar três elétrons. Já o Ca possui 2 elétrons na camada de valência, então pode doar dois elétrons para atingir o octeto completo (camada anterior). Para formar o composto entre esses dois elementos químicos, o número de elétron perdido e ganho tem que ser o mesmo, desta maneira temos que ter dois átomos de P e três de Ca,
1 átomo de P ganha três elétrons -> 2 átomo de P ganham seis elétrons;
1 átomo de Ca perde dois elétrons – > 3 átomos de Ca perdem seis elétrons;
assim temos o balanço de carga e a alternativa que contém o composto correto é a letra e ( Ca3P2).
Questão 5. (Mack-2002) Em relação à combinação de 1 mol de átomos de fluor (Z = 9) com 1 mol de átomos de hidrogênio (Z = 1), pode-se afirmar que: (Eletronegatividade: F = 4,0 e H = 2,1 )
a) a ligação iônica é predominante.
b) formam-se moléculas apolares.
c) cada átomo de fluor liga-se a dois átomos de hidrogênio.
d) predomina a ligação covalente polar.
e) formam-se 2 mols de moléculas.
Resposta
Fazendo a distribuição eletrônica do H e do F temos,
1H: 1s1
9F: 1s2 2s2 2p5
O H possui apenas um elétron e precisa ganhar um para ficar estável (igual ao He), o F também precisa ganhar um elétrons para ficar estável. Quando temos dois átomos que querem ganhar elétrons, temos mo compartilhamento e consequentemente a formação de uma ligação covalente. Assim podemos excluir a alternativa a.
A alternativa b também pode descartada pois os dois átomos envolvido apresentam eletronegatividade diferentes, desta maneira haverá a formção de uma ligação polar.
A alternativa c também pode ser desconsiderada pois temos a ligação de um átomo de F com um átomo de H, pois ambos precisam de um elétron.
Como dito anteriormente, teremos uma ligação covalente e a formação de polos, ou seja uma ligação covalente polar, desta maneira a alternativa correta é a letra d.