A partir de nossos estudos na disciplina, do material didático e da análise dos artigos 29, 30 e 31 sobre a Educação Infantil, apresente seu ponto de vista com relação aos avanços ocorridos na Educação Infantil baseados na LDB 9.394/96. Responder o Fórum
Respostas
Art. 29 A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem com finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Art. 30 A educação infantil será oferecida em: I – creches ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II – pré – escolas para crianças de quatro a seis anos de idade.
Art. 31 Na educação infantil a avaliação faz– se – á mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.
(Artigos LDB/1996)
A educação infantil nem sempre foi destacada, na antiguidade o status de criança era inexistente. As primeiras instituições de educação infantil surgiram com o objetivo de substituir muitos aspectos familiares. Com a revolução industrial houve necessidade da mulher ocupar o seu lugar no trabalho, surgindo assim as creches, estas foram uma reivindicação operária para o cuidados das crianças durante o tempo de trabalho.
Foi a partir da década de 80 que a educação infantil começou a avançar. No ano de 1988 a constituição definiu as creches e pré-escolas como direito das famílias; nos anos 90 o Estatuto da Criança e do Adolescente reiterou os direitos infantis; em 1994 o MEC publicou a Política Nacional da Educação Infantil e em 1996 a LDB estabeleceu a necessidade de formação para os profissionais da educação infantil.
A educação infantil passou a ser a primeira etapa de educação básica e a mais importante, de acordo com a opinião de muitos teóricos, pois é nessa fase da vida que o desenvolvimento do pensamento lógico e a imaginação se desenvolvem, assim como o início da formação dos processos cognitivos.
Na atualidade é direito de todos o acesso à educação infantil, independente da classe social. O que dificulta o acesso muitas vezes é a falta de vaga nas escolas públicas. Um grande desafio que também deve ser prioridade, é a mudança de mentalidade dos pais que ainda possuem a visão assistencialista da escola infantil. Na atualidade essa visão está ultrapassada e pesquisas realizadas, em diversos campos científicos, já comprovaram a importância de uma educação infantil de qualidade para vida futura das crianças.