Respostas
O socialismo visa uma sociedade totalmente igualitária, sem distinção nas classes sociais e total controle de renda e comércio pelo Estado, onde existe uma socialização dos meios de produção. Já o capitalismo é o oposto, onde o acúmulo de bens e a abertura para a globalização são alguns dos elementos principais. Neste sistema, vemos que existe um cenário propenso para o grande crescimento econômico e investimentos estrangeiros, porém, problemas como a desigualdade social, isto é, a concentração do lucro nas mãos de poucos, são bem comuns.
O comunismo é muito parecido com o socialismo, porém, diferente do anterior, não necessita da existência de um Estado para controlar e impedir a entrada do capitalismo.
Capitalismo: Tudo gira em torno do lucro, você faz as coisas, investe para obter lucro ou seja dinheiro, nele têm as classes sociais: ricos, pobres e classe média. (Um exemplo simples de capitalismo é o filme, você investe milhões na produção de um filme para obter mais milhões de lucro).
Socialismo: Oposto do capitalismo, ele prega a igualdade entre todos e a extinção das classes sociais, nele não existem ricos e pobres, existe uma classe para toda a população, ou seja todos ganham a mesma coisa, nele ainda existem eleições e partidos, mas em quase todos os casos controlados.
Comunismo: Se trata de um socialismo mais avançado, nele não existe um governo, não existem partidos nem eleições, não existem autoridades, são todos iguais, existe apenas o líder do estado para controlar e distribuir o dinheiro igualmente entre todos.
Espero que tenha intendido. :D