• Matéria: Física
  • Autor: biancarufino1
  • Perguntado 8 anos atrás

A pressão de uma massa gasosa,suposta um gás perfeito, varia de 1.10^5 N/m^2 para 2.10^5 N/m^2 , ao se modificar a temperatura, mantendo constante o volume. Sendo inicialmente a temperatura igual a 200 K, determine o seu valor final. Represente graficamente essa transformação.

Respostas

respondido por: andersonevange
38
Olá de novo, biancarufino1!!

Se modificamos a pressão e a temperatura mas o volume se mantém constante, portanto estamos falando de uma transformação isovolumétrica (ou isométrica ou isocórica). Dessa forma, não consideraremos o volume para o cálculo da questão. Aplicando a Lei Geral dos Gases:

P1/T1 = P2/T2

Podemos descobrir a temperatura final para os dados analisados, substituindo os valores dados:

1x10⁵/200 = 2 x 10⁵/T2
1x10⁵T2 = 400 x 10⁵
T2 = 400 K

É difícil representar o gráfico por aqui, mas a dica que eu dou é tentar esboçá-lo colocando a pressão "p" no eixo y, e a temperatura "T" no eixo x, aí você coloca a reta começando com a pressão em 1x10⁵ e temperatura 200 K, depois vai para 2x10⁵ e temperatura de 400 K.

Enfim, espero ter sido útil mais uma vez e bons estudos!! =D

biancarufino1: Sim! Foi útil mais uma vez!!! muito obrigada
biancarufino1: Suas respostas são ótimas e bem explicadas
andersonevange: De nada, hehe! Eu gosto de ensinar as pessoas e resolver questões com o que sei, deve ser por isso que busco responder as perguntas da maneira mais explicada que eu conseguir e que a pessoa entenda. xD
biancarufino1: Entendi... realmente depois da explicação fica mais fácil de entender
Perguntas similares