• Matéria: Sociologia
  • Autor: ayme5
  • Perguntado 8 anos atrás

Alguém saberia me resumir o livro: Subliminar,Como o inconsciente influencia nossas vidas Livro por Leonard Mlodino

Respostas

respondido por: dotormrjhak
2
Quando ouvi o nome desse livro pela primeira vez no podcast Mamilos (ótimo podcast por sinal, recomendo!) achei que era um livro de pseudociência. Quando descobri o livro era do Leonard Mlodinow, senti mais confiança, ele é pesquisador, e como já li O Andar do Bêbado, sabia que ele coloca as referências no livro (ele não joga um monte de informações sem base alguma).

Sobre o livro: é um livro denso. É muita informação sobre como nosso cérebro funciona, sobre as pesquisas com o consciente e o subconsciente, são muitos casos que parecem impossíveis e tem muita coisa que dá medo! E esse dar medo é porque começa a mostrar que não estamos totalmente no controle, de forma consciente, de nós mesmos e que nem sempre a forma que nos lembramos de algum fato é como realmente aconteceu (essa parte de falsas memórias me dá muito medo! É um negócio muito louco! O Pirula fala sobre isso nesse vídeo). O Leonard Mlodinow apresenta resultados de pesquisas explicando de forma simples, para leigos, o que acontece no cérebro. E é incrível!! E se ficar curioso, ele deixa todas as referências para buscar os artigos publicados.
É IMPRESSIONANTE! Ele mostra estudos desde como podemos ter um tipo de “visão inconsciente” até como às vezes as discussões do tipo coxinha x mortadela, grêmio x inter, etc, não vão levar a nada mesmo. Sobre a “visão inconsciente”, ele descreve um estudo em que o paciente perdeu a visão por causa de um derrame (o globo ocular estava perfeito, o problema foi apenas no cérebro). Mesmo cego, esse paciente conseguiu passar por obstáculos sem se machucar (eu fiquei meeega impressionada com isso!). Com relação às discussões, há estudos que mostram que tendemos a selecionar dados que comprovem a forma que pensamos. Então mesmo que para você os seus argumentos façam todo o sentido, o colega que pensa de forma diferente vai usar dados que para ele fazem todo o sentido. E isso não é uma atitude sempre consciente. No livro ele cita vários exemplos de estudos psicológicos em que mesmo preconceitos podem estar relacionados ao subconsciente.
Perguntas similares