• Matéria: História
  • Autor: Thayanny111
  • Perguntado 8 anos atrás

9 pontos

 

•qual é o nome da arqueóloga responsável pelas pesquisas realizadas no sitio da serra da capivara? façam um levantamento de sua biografia básica.•quais são os principais vestígios arquelógicos encontrads no sitio?•que técnica foram usadas para fazer a datação daqueles achados arqueológicos? qual é a idade atribuída aos achados mais antigos?•a datação dos vestígios arquelógicos mais antigos encontrados na serra da capivara é compatível com as datas estimadas para entrar dos primeiros seres humanos no continente americano? por quê?•por que a validade dos achados arqueológicos do sítio é questionada por parte cientistas?

Respostas

respondido por: joaobellay
282
Niéde Guidon.Formada em História Natural pela USP, trabalhou no Museu Paulista, quando tomou conhecimento do sítio arqueológico de Coronel José Dias no Piauí, no ano de 1963.As pinturas rupestres.Pela técnica de luminescência estimulada opticamente.25mil anos.Não,pois a américa do norte foi descoberta no ano 1000 e a américa do sul foi descoberta no ano 1500,ou seja,foram descobertos 24mil anos depois desses vestígios.Pois foi bem preservado as pinturas.

Thayanny111: Obrigada, vai me ajudar muito !
respondido por: marigiorgiani
63

Resposta da 1)

A arqueóloga responsável é Niède Guidon, uma arqueóloga brasileira conhecida mundialmente por lutar pela comprovação de sua teoria e preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Resposta da 2)

Formada em História Natural pela USP, com doutorado em pré-história pela Sorbonne e especialização na Université de Paris. Seu primeiro contato com o que viria a ser o parque foi em 1963 em uma exposição no Museu Paulista, que expunha pinturas rupestres de Minas Gerais. Lá recebeu a visita de um morador de São Raimundo Nonato, que lhe informou existir pinturas semelhantes em sua cidade no sítio arqueológico de Coronel José Dias, (a cerca de 525 km de distância de Teresina) no Piauí. Porém conseguiu visitar o Piauí somente em 1973, após cerca de 8 anos fora do Brasil, lecionando na École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris.

Em 1973, integrou a missão Arqueológica Franco-Brasileira, parceria com o Museu de História Natural de Paris para desenvolvimento de projetos de arqueologia, e concentra no Piauí seus trabalhos desde então. Esse enfoque dado à região culminou na criação do Parque Nacional da Serra da Capivara por iniciativa de Niède, dirigido pela mesma. Além disso, ela atuou como diretora presidente da Fundação Museu do Homem Americano.  

A luta pela conservação do parque continua sendo protagonizada por Niède, que com 86 anos pensa em se aposentar, mas não tem a quem deixar seus projetos para continuidade.

Resposta da 3)

Os principais vestígios arqueológicos encontrados no sítio são as pinturas rupestres.

Os achados arqueológicos de Guidonlevam a crer que o povoamento do continente americano se deu muito antes do que se acredita. Enquanto a hipótese mais aceita do povoamento das Américas postula que os primeiros humanos chegaram no continente há 15.000 anos, alguns dos sítios arqueológicos de Niède contêm artefatos que datam de até 58.000 anos atrás. O problema de sua hipótese é que Guidon e sua equipe têm por artefatos o que outros têm por geofatos – os primeiros sendo produtos do trabalho humano e os últimos da ação de forças naturais.

Resposta da 4)

A técnica que foi usada para fazer a datação foi luminescência estimulada opticamente.

A luminescência opticamente estimulada (OSL) é a luminescência emitida por um material, isolante ou semicondutor, durante exposição à luz e que foi previamente exposto à radiação ionizante. Portanto, depende da quantidade de cargas armadilhadas na estrutura do material, o que por sua vez depende da dose de radiação absorvida pela amostra. Dessa forma, a busca por novos materiais para serem utilizados como detectores de radiação envolve a criação de defeitos que atuem como armadilhas e/ou centros luminescentes. Recentemente, as interações entre os plásmons de nanopartículas metálicas e centros luminescentes têm sido utilizadas para aumentar a intensidade luminescente emitida por diversos materiais.

Resposta da 5)

25 mil anos.

Muitos dos numerosos abrigos rochosos no Parque Nacional da Serra da Capivara são decorados com pinturas rupestres, algumas com mais de 25 mil anos. Esse conjunto é um expressivo testemunho de uma das ocupações humanas mais antigas da América Latina

Resposta da 6)

Não, pois a América do norte foi descoberta no ano 1.000 e a América do sul foi descoberta no ano 1500, ou seja, os continentes foram descobertos 24 mil anos depois desses vestígios.

Resposta da 7)

Os achados arqueológicos de Guidon levam a crer que o povoamento do continente americano se deu muito antes do que se acredita. Enquanto a hipótese mais aceita do povoamento das Américas postula que os primeiros humanos chegaram no continente há 15.000 anos, alguns dos sítios arqueológicos de Niède contêm artefatos que datam de até 58.000 anos atrás. O problema de sua hipótese é que Guidon e sua equipe têm por artefatos o que outros têm por geofatos – os primeiros sendo produtos do trabalho humano e os últimos da ação de forças naturais.

Antropólogos se encontram em ambos os lados da questão: alguns aceitam as evidências arqueológicas sem contestá-las; outros pensam que elas não são sólidas o suficiente para derrubar as antigas hipóteses. Em 2006, divulgaram-se os resultados das pesquisas de Eric Boeda, da Université de Paris, e Emílio Fogaça, da Universidade Católica de Goiás, afirmando que os artefatos achados por Niéde em 1978 no Boqueirão da Pedra Furada, em São Raimundo Nonato, foram realmente feitas por seres humanos e possuem idade entre 33 mil e 58 mil anos, contrariando os adversários de sua hipótese.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18400349

Anexos:
Perguntas similares