• Matéria: Português
  • Autor: jeffersonsale
  • Perguntado 8 anos atrás

ATIVIDADE DISCURSIVA

“ [...] os indivíduos compartilham os mesmos anseios quando têm algum elemento de identificação entre si, ou algum fator objetivo que fundamente a expressão de sentimentos idênticos. E, na história moderna, esse elemento tem sido o Estado, na medida em que este, ainda hoje, ostenta as condições mais concretas de realização do sentimento nacional. Contudo, [...], extinguindo-se a figura do Estado como elemento promotor de uma identidade entre indivíduos, não se deve suprimir necessariamente o sentimento nacional, passando este, talvez, a expressar-se de outras formas”.

(RACY, Joaquim Carlos. Globalização e Identidade Nacional.

Revista de Economia Mackenzie. v. 10, n. 1, Edição especial, p.

113-120. Disponível em . Acesso em: 1º fev. 2016. p. 118)



A globalização tem por fundamento a redução do poder dos Estados nacionais e fortalecimento dos órgãos supranacionais, entre os quais estão os mercados comuns continentais e organismos como Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial e Organização das Nações Unidas. No entanto, o Estado é importante instrumento na produção e manutenção das identidades nacionais, que são fundamentais para a promoção da integração interna dos países.

Compreendendo esse cenário, discuta a relação entre globalização, Estado e identidade nacional, refletindo sobre como essa relação acontece no Brasil e de que forma a globalização afetou a produção da identidade nacional brasileira.

Respostas

respondido por: analuizass12
42
O conceito de identidade nacional acaba sendo afetado por um estereótipodo brasileiro que destrói nossa diversidade cultural. A globalização econômica causou uma relação na qual o Estado fica atrelado às relações internacionais. A globalização cultural trouxe uma homogenização de todos os países, e assim as tradições foram deixadas de serem valorizadas.

Perguntas similares