• Matéria: História
  • Autor: mathlorenzo9
  • Perguntado 8 anos atrás

Grécia e Roma constituíram, na Antiguidade Clássica, muito do que se pode entender como os fundamentos civilizacionais do Ocidente. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

Escolha uma:
a. O uso de expressões latinas na linguagem jurídica, tão comum ainda hoje, reflete a força da influência de um dos maiores legados culturais gregos: o direito.

b. Elaborado no governo do imperador bizantino Justiniano, o Corpus Juris Civilis, monumental trabalho de codificação das leis herdadas de Roma, tornou-se o grande veículo de transmissão do direito romano à cultura ocidental.

c. A inexistência do Estado centralizado na antiga Grécia foi compensada pela presença da polis como marco definidor da estrutura político-administrativa do país, situação igualmente vivida por Roma em toda sua história.

d. A noção de democracia praticada em Atenas, desaparecida na Roma imperial e por toda a Idade Média, ressurgiu no mundo contemporâneo, mantendo intactos seus elementos essenciais: o caráter representativo e a universalidade, ou seja, a não-distinção entre seus habitantes.

Respostas

respondido por: RaíSilva
12

Letra B é a correta. O Direito Romano foi preservado pelo Código de Justiniano (império Bizantino), podendo assim chegar à cultura ocidental.


mathlorenzo9: está correto obrigado!
RaíSilva: de nada, obg.
respondido por: taniacostapg
5

Elaborado no governo do imperador bizantino Justiniano, o Corpus Juris Civilis, monumental trabalho de codificação das leis herdadas de Roma, tornou-se o grande veículo de transmissão do direito romano à cultura ocidental.

Perguntas similares