A escultura helenística caracterizou-se, ao longo do tempo, pelo individualismo, pelo realismo e pelo interesse em "retratos psicológicos". A primeira fase, que durou até 250 a.C., foi um período transicional, em que a nova estética se impôs; na segunda fase, a do barroco helenístico (250 a.C. a 150 a.C.), o realismo se tornou consideravelmente exagerado, com representações de angústia, sofrimento e outras emoções intensas; na última fase (150 a.C. a 30 a.C.), que coincidiu com a dominação romana, houve uma revalorização das linhas serenas e tranquilas que caracterizaram o Período Clássico.
Disponível em: . Acesso em: 09/02/2015, às 13 horas (fins pedagógicos).
A cultura helenística, mencionada no texto,
Escolha uma:
a. foi fortemente influenciada pelo cristianismo e serviu para que a Igreja Católica pudesse impor sua ideologia.
b. foi, de certo modo, exclusivamente oriental, pelo fato de menosprezar o humanismo e a beleza.
c. foi influenciada pelo islamismo e limitada pelas especificações religiosas.
d. pode ser considerada como uma cultura exclusivamente romana e, sobretudo, nacionalista, exaltando o sentimento de orgulho para os helenos.
e. na verdade fundiu aspectos da cultura grega com os da cultura oriental, tornando-se mais realista e exprimindo a violência e a dor.
Respostas
respondido por:
6
Alternativa E, pois a cultura grega (helênica) foi influenciada por diversas culturas durante o período que a Macedônia dominava a Grécia.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás