Respostas
Eis o texto:
"Que ninguém possa fazer moeda semelhante àquela do rei [...]. Que nenhuma moeda seja aceita no reino, a partir da festa de São João [...] fora da moeda do rei, e que ninguém venda, compre e faça negócios senão com esta moeda. E a moeda do rei pode e deve correr no seu reino inteiro, sem oposição de outras moedas particulares que possam existir. [...] E que ninguém possa danificar a moeda do rei, sob pena física e multa."
Este texto foi publicado, por intermédio de um de seus assessores, pelo próprio Rei da França, no Século XIV, tendo sido de responsabilidade tanto do próprio Rei da França (na época, Luís X) quanto dos seus assessores para a finança.
O rei ocupava o lugar de maior destaque e prestígio social na sociedade francesa da época e, apesar de não ser ainda um monarca absoluto, pois ainda havia a instituição do Feudalismo, tinha grande poder sobre como se desenvolviam as instituições sociais de então (vemos aqui que coube a ele cunhar uma moeda e impor o seu uso, proibindo o uso de qualquer outro instrumento econômico).
Os assessores do Rei, por sua vez, eram também socialmente privilegiados, ocupando os seus cargos por terem sido diretamente escolhidos pelo Rei, e, em geral, sendo parte de casas nobres.
Mais sobre a monarquia em:
https://brainly.com.br/tarefa/5560926