Respostas
respondido por:
0
Tibicuera - o herói brasileiro
O romance As Aventuras de Tibicuera, escrito por Érico Veríssimo e publicado pelo editora Global em Porto Alegre no ano de 1966, retrata um período da literatura infantil no Brasil, com uma característica pedagogizante.
A história narra a vida de Tibicuera, um índio que nasceu antes que o Brasil fosse “descoberto”, e que acompanha os principais fatos históricos, até o ano de 1944, no qual o livro acaba. Isso é possível porque Tibicuera sabe a magia capaz de eternizar sua memória, revelada pelo pajé de sua tribo.
Tibicuera convive com os colonizadores, os jesuítas, os revolucionários... E se envolve pessoalmente com tudo isto. Na verdade o livro narra a história de uma civilização em formação.
O gaúcho Érico Veríssimo ficou mundialmente conhecido pela trilogia “O tempo e o Vento”, que recentemente está sendo regravada para o cinema, mas antes disso escreveu muito para crianças e realizou muitas traduções. Nascido em 1905 na cidade de Cruz Alta, chegou a ser bancário, mas só encontrou a realização pessoal na literatura. É pai do igualmente talentoso Luís Fernando Veríssimo (o que nos leva a pensar que ele também conhecia a magia de Tibicuera).
Apesar de ser uma leitura didática, o texto é levado de forma simples, pessoal e envolvente. Seria de grande utilidade no ensino da história do Brasil, mas nunca vi nenhum trabalho que o usasse para tal. Gostei muito de conhecer mais a história do nosso país, temperada pelas palavras de um gênio da literatura brasileira, com seu estilo, modo de ver e mensagem sempre humana.
Um livro que vale muito a pena e que deveria estar presente nas salas de aula brasileiras, é facilmente encontrado na internet para download e sua versão impressa chega a custar até mesmo R$ 1,00, em sebos virtuais.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás