Respostas
Dignidade é um valor de formação moral e espiritual inerente à pessoa, ou seja, todo ser humano deveria ser dotado desse conceito. Toda e qualquer formação se inicia em casa e na escola. Alguns princípios como moral, ética, caráter e honestidade são fundamentais para a convivência em qualquer nível social.
A moral é conjunto de normas do que é certo ou errado, proibido e permitido nas atitudes humanas dentro de uma determinada sociedade, uma cultura, e possui caráter normativo, determinando a obediência a costumes e hábitos recebidos. O conjunto de qualidades e defeitos da pessoa determinam sua conduta e moral. Seus valores e firmeza morais definem a coerência de suas ações.
A ética, construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais, é um conjunto de princípios morais que norteiam a conduta humana na sociedade.
O caráter, qualidade inerente a uma pessoa desde seu nascimento e reflete seu modo de ser. É o conjunto de características e traços particulares que caracterizam um indivíduo, e não sofre influência do meio. Uma pessoa “de caráter” é aquela com formação moral sólida e incontestável, enquanto a “sem caráter” é aquela desonesta, que não possui firmeza de princípios ou moral.
A honestidade é a qualidade de ser verdadeiro, não mentir, não fraudar ou enganar. É a honra, de uma pessoa ou instituição. O respeito e a obediência incondicional às regras morais existentes. Honesto é o que repudia a malandragem, a esperteza, aquele que é transparente e exige transparência dos outros.
O que é ser socialmente responsável? Quando se fala em responsabilidade social, muitas pessoas pensam apenas em filantropia. No entanto, ser socialmente responsável vai além: envolve agir com ética e transparência; respeitar as leis; valorizar e preservar a vida das pessoas e a integridade do meio ambiente, além de contribuir para o desenvolvimento do País.
Espero ter ajudado :)