Os autores da Escola de Frankfurt desenvolveram uma teoria crítica em contraposição ao que eles denominaram de teoria tradicional. Assinale a alternativa que melhor explica essas duas correntes de pensamento tratadas pelos frankfurtianos:
Escolha uma:
a. A teoria tradicional buscava explicar a sociedade a partir da matriz marxista, enquanto a teoria crítica propunha uma interpretação weberiana da sociedade.
b. A teoria tradicional, que tem suas raízes no pensamento platônico, estaria baseada na contemplação desinteressada da sociedade, operando a partir de princípios gerais. A teoria crítica, por sua vez, busca um saber racional que denuncie o aspecto "irracional" da história e da sociedade.
c. A teoria tradicional estaria ligada aos pressupostos positivistas e evolucionistas, enquanto que a teoria crítica seria a própria teoria marxista.
d. Como os integrantes da escola de Frankfurt se utilizaram de pressupostos teóricos tanto de Weber quanto de Marx, propuseram essa diferenciação entre os autores: teoria tradicional e crítica, respectivamente
Respostas
respondido por:
4
B - A teoria tradicional, que tem suas raízes no pensamento platônico, estaria baseada na contemplação desinteressada da sociedade, operando a partir de princípios gerais. A teoria crítica, por sua vez, busca um saber racional que denuncie o aspecto "irracional" da história e da sociedade.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás