Na idade Moderna, muitos se opunham ao critério da fé e da revelação como forma de discernir a razão humana. A tendência em resgatar a dimensão humana provocou a laicização do saber e estimulou a luta contra os preconceitos e a intolerância. Surge uma nova forma de pensar o conhecimento, que:a) passou a ser discutido segundo questões de método.b) continua presa aos ideais da Igreja.c) começa a ser visto como algo divino.d) passou a ser ensinado pelos padres e monges.e) separou a experiência do conhecimento.Justifique sua resposta:
Respostas
A idade média foi controlada pela igreja, as pessoas só estavam corretas se suas atitudes estivessem de acordo com o proposito desta instituição. Na idade moderna uma nova luz surgiu, pelo nome de iluminismo, onde o centro de tudo era o uso da razão e esta só era possível através de um método que a comprovasse, nesta época as teorias deveriam ser comprovadas e aquela crença de que somente o que Deus aprovava era correto começou a ser questionada.
Na idade média a igreja coordenava a vida política junto do estado, ou seja, as relações sociais se davam a partir da teocracia, tendo uma religião como pilar social.
Na idade moderna as relações sociais passaram a se expandir e crescer exponencialmente, tendo o indivíduo e o trabalho como engrenagens nesse processo.
O iluminismo marcou a expansão dos movimentos intelectuais na Europa a partir do Século XVIII, servindo de influência para diversos outros movimentos como a Revolução Francesa e até mesmo as revoluções industriais que se iniciaram na Inglaterra.
Assim, suas características iam em direção a busca da razão a partir do homem, desvinculando o pensamento sobre a igreja.
Mais sobre o iluminismo:
https://brainly.com.br/tarefa/11560771?source=aid13551779