A promulgação da Lei nº 10.639 de 2003 inclui o estudo da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas, constitui, para a Educação das Relações Étnico-raciais, um marco das políticas públicas de ações afirmativas no Brasil. Já a Lei 11.645 de 2008 inclui, também, a temática indígena e torna-se um marco legal que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Sobre a Lei nº 10.639 de 2003, assinale a alternativa correta. ALTERNATIVAS
Ela tornou obrigatório o ensino desta temática apenas nos estabelecimentos públicos de ensino fundamental.
A lei não possibilitou levar para a escola a conscientização sobre a diversidade étnica-racial do povo brasileiro.
Ela determinou que os conteúdos fossem ministrados apenas nas áreas de Educação Artística e de História do Brasil.
Com esta lei, é possível fazer uma discussão de gênero nas aulas, no currículo escolar e, especialmente, nas disciplinas de Ciências Naturais.
A Lei 10.639/2003 implica na obrigatoriedade das discussões sobre a História e Cultura Afro-Brasileiras durante a vida escolar de crianças e adolescentes e determina que em estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e particulares, se torne obrigatório o ensino sobre essa temática.
Respostas
Resposta:
Pensando a contribuição do ensino de História para um a atividade que relacione a ecologia e a história indígenas, a proposta deve ressaltar as formas como os indígenas se relacionam com a natureza, sem hierarquização entre os seres humanos e os de mais seres vivos, incluindo os animais e as plantas. É possível explorar as formas sustentáveis utilizadas pelos indígenas a partir dessa compreensão de mundo que enxerga o ser humano como parte de um todo, em íntima relação com o entorno que habita. Nesse sentido, os alunos compreenderão que a preservação da natureza, para os indígenas, é compreendida como única forma de existência. Para as atividades, seria interessante organizar relatos de indígenas, presencialmente ou a partir de documentários produzidos por diferentes povos ou a partir da exploração de histórias indígenas.