• Matéria: Filosofia
  • Autor: felipegomesbar
  • Perguntado 8 anos atrás

Considerando o fenômeno da fé em sua relação com a razão, encontramos diferentes realidades nas diversas culturas. Como você avalia a relação fé e razão na história da humanidade ? Você acredita que a fé torna a razão cega ? Ou que ela lança luzes que a potencializam ? E a razão pode ajudar a explicar os mistérios da fé ?. As reflexões tipicamente medievais já foram esquecidas, superadas ou elas ainda continuam muito vivas entre nós em determinados ambientes e atitudes ?

Respostas

respondido por: NanaMoo
10
Bem, muitas vezes as pessoas relacionam fé com religião. Eu já não acho que fé necessite de religião. E razão muitas vezes pensa-se em filosofia. Filosofia e Religião na época medieval andavam juntas, pois a filosofia ajudava a religião. Porém, a filosofia tinha (e tem) uma forma mais analística de questionar as coisas, como a existência de Deus ou de vida e morte. Enquanto a religião apenas tem fé no que está escrito na Biblia. Eu acredito que a fé não necessariamente torna a razão cega, dependendo do modo de ver. Se você necessita de uma religião para ter fé, e é uma pessoa que simplesmente não questiona e prefere permanecer em sua zona de conforto, apenas aceitando o que as igrejas dizem e acreditando que isso é fé, acho que então a fé cega a razão. Mas isso é muito complexo, de verdade. 
Mas também acredito que a fé (não falo apenas da fé da religião) impulsiona alguns a questionar, analisar. Como alguns filósofos da Idade Média, contribuíam para a Igreja, e analisavam a questão da existência ou não de um Deus, ou de vida e morte e a relação entre razão e fé. 
A razão ainda não pode explicar os mistérios da "fé". Pois é muito complexo. Existência ou não de um Deus, se ele é da forma como retratam ou se é de outra, se existe vida após a morte (morte da máteria, existência do espírito), etc... tudo isso é um grande mistério, e acho que ou ainda não estamos prontos ou não somos capazes de "chegar a uma conclusão CONCRETA ainda"... ou nunca conseguiremos. Pois cada um vê as coisas de sua maneira. E a religião não anda lado a lado com a ciência. Mas tanto a religião, a filosofia, a arte e a ciência são necessários para encontrarmos nossas conclusões do por que e do como das coisas ao nosso redor e da nossa existência. Mas acho que cada um deveria questionar e pensar por sí, e não apenas seguir o senso comum. As reflexões tipicamente medievais ainda continuam vivas na nossa atualidade. Guerras, por exemplo, até hoje são motivados pela religião. Na época medieval, predominava-se as guerras entre cristãos e saxões, mas naquela época a religião cristã predominava. Hoje, embora a religião Cristã seja maioria, há muitas outras religiões e filosofias de vida. E ainda há muita guerra por conta de religião ou doutrinas (Capitalismo x Comunismo, religião x outra religião, etc).
Perguntas similares