• Matéria: Sociologia
  • Autor: ahliceguedes
  • Perguntado 8 anos atrás

Os efeitos da crise do capital influenciaram a realidade socioeconômica do Brasil com grandes efeitos para a realização das exportações. No entanto, neste período o país vivia sua revolução burguesa e o processo de modernização conservadora, caracterizando a ampliação do processo de acumulação de capital. Com base nisso, pode-se afirmar que a política social brasileira: Escolha uma: a. se amplia como desdobramento da elaboração dos direitos e da regulamentação das leis trabalhistas. b. foi desenvolvida através de intenso diálogo com a população brasileira, expressando suas reais demandas. c. foi concebida como resposta aos conflitos gerados a partir da contradição capital/ trabalho, sendo uma espécie de estratégia para conter os desdobramentos da questão social no país que até então era tratada como caso de polícia. d. foi elaborada tendo como referência os padrões de proteção social internacional.

Respostas

respondido por: Giseleclp
1
Eu discordo que o Brasil tenha tido revolução burguesa. Afinal, a escravidão no Brasil só se encerra por uma pressão advinda da Europa que já industrializada necessitava da expansão do mercado consumidor. 
Pois a própria palavra revolução seria uma quebra abrupta de uma estrutura para outra, e no Brasil o que houve foram de certa forma uma manutenção de uma estrutura para outra prova disso é que saímos da monarquia e continuamos com um monarca como chefe de Estado. Saímos da escravidão e temos preconceitos enraizados e estruturais, então não enxergo uma revolução, mas uma forma de se manter as estruturas com uma verossimilhança de revolução. 
O que foi um passo tímido, mas um dos avanços para uma sociedade mais assegurada em seus direitos com certeza foi a regulamentação das leis trabalhistas que ajustaram finalmente alguns pontos para se ultrapassasse de uma sociedade sem garantias, para uma certa seguridade na sociedade capitalista. 
Perguntas similares