• Matéria: Filosofia
  • Autor: raphinha13
  • Perguntado 8 anos atrás

ALGUEM ME AJUDA NESSA PFVR
ASPERHS Com relação ao idealismo de Hegel, é incorreto afirmar que
Escolha uma:
A. a realidade objetiva é o resultado do trabalho humano sobre a natureza, e a realidade subjetiva, por sua vez, é a consciência dessa outra realidade, aquilo que permite dar significado ao que está fora do sujeito.
B. a realidade é constituída no pensamento. O mundo subjetivo, portanto, é o mundo real. Isso constitui seu sistema, chamado de Idealismo.
C. o homem é a natureza tomando consciência de si; a passagem do "em si" ao "para si".
D. é baseado no materialismo marxista quando este defende que o trabalho é a principal forma de aquisição de conhecimento.
E. o ser é a ideia que se exterioriza no sujeito.

Respostas

respondido por: galdino42
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A resposta incorreta é a letra D, por um motivo bem simples: O filósofo Hegel morreu logo antes de Karl Marx chegar em Berlim e começar seus estudos em Filosofia. Hegel morreu em 1831, enquanto Marx se matriculou em uma universidade em Berlim apenas em 1836, onde foi estudar Direito e acabou se interessando por Filosofia.


Através de um grupo de debates sobre as ideias hegelianas, Marx acabou entrando em contato com os Jovens Hegelianos, um grupo de intelectuais que buscava levar adiante o legado de Hegel mas de uma perspectiva política de esquerda. Assim, uma das maiores influências filosóficas de Marx foi Hegel, e não o contrário.


Além disso, e apesar de toda influência hegeliana, o materialismo de Marx era o oposto do idealismo de Hegel, pois colocava todas as mudanças e estruturas sociais como baseadas nos modos de produção e troca de uma sociedade, e não no espírito humano.


Já as outras respostas apresentam diversas características do idealismo absoluto de Hegel: a realidade e todas as coisas concretas que conhecemos seriam manifestações de um Espírito único, sendo o ser e a ideia a mesma coisa, assim como realidade e Espírito.


No entanto, o homem veria a si mesmo e aos objetos de seu conhecimento ou de sua percepção como coisas separadas, quando na verdade seriam manifestações de uma mesma coisa, vistas de um ponto de vista limitado.


raphinha13: Obrigada ;)
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