• Matéria: História
  • Autor: Victor2202
  • Perguntado 8 anos atrás

1) Comente sobre o marco divisor entre o alto e o baixo egito e como deu-se a sua unificação
2)Como configuva-se uma cidade da grécia antiga?
3)Pesquise sobre os atos da perfeição grega

Respostas

respondido por: WagnerMaidson
1
Boa tarde!

1) Bom antes da unificação do Egito, existiam duas regiões: o Baixo e o Alto Egito. Essas regiões eram formadas por nomos, que nada mais eram que divisões de governo. Cada nomo possuía sua divindade principal e cultuava milhares de deuses ou seja politeístas , tinha seus líderes, seus templos, seus sacerdotes e era muito organizado.
Para aproveitar melhor as águas do rio Nilo, os nomos precisaram colaborar mutuamente, passando a construir canais de irrigação que garantissem uma agricultura eficaz. Com o passar dos anos, essas alianças começaram a se tornar uma “miniunificação interna”, que posteriormente resultou na formação do Estado egípcio unificado.
O Alto Egito era representado pela coroa branca e seus principais símbolos eram o Lótus e a deusa abutre Nekhbet.
Já o Baixo Egito era representado pela coroa vermelha e seus principais símbolos eram o Papiro e a deusa cobra Wadjet.
O Baixo Egito, ao norte, onde se forma o Delta do Nilo, era considerado uma região de clima mais favorável, com temperaturas mais suaves e com mais chuvas. Já no Alto Egito, ao sul, o clima era mais seco e com poucas chuvas, sendo que as inundações do Nilo faziam com que a terra fosse extremamente fértil

2) Durante a Antiguidade, a Grécia era dividida em cidades-Estados. Cada uma delas, por sua diversidade cultural, tinha autonomia e sua própria forma de governar. Enquanto Esparta preparava seus jovens para as guerras, mandando-os ainda criança para o exílio, instruindo-os com táticas militares e treinamento físico; Atenas incentivava o intelecto e obteve grande destaque no Teatro com o desenvolvimento dos gêneros tragédia e comédia (representações da vida real como forma de entretenimento e informação). Atenas destacou-se também na Arquitetura, com construções inovadoras como o Parthenon, templo em homenagem à deusa Atena; e na Filosofia, com os pensadores Sócrates, Platão e Aristóteles.
Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais.

3) A arte grega foi considerada livre, pois valorizava o homem, como sendo o ser mais importante do universo. A inteligência humana era superior à fé, encontrada na civilização egípcia. O dia a dia, a natureza e as manifestações dos gregos eram retratadas na arte. Eles procuravam o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, pois estavam em busca da perfeição.
Suas características são buscar a beleza das coisas, a superioridade do homem, a razão e a democracia.

Qualquer dúvida estou a disposição
Espero ter ajudado
Forte abraço
Perguntas similares