Por que a assembléia dos Estados Gerais transformou-se em assembléia contituinte ? Qual foi a reação do rei diante desta mudança ?
Respostas
respondido por:
6
Gradativamente a ímpeto revolucionário começou a tomar as pessoas, e essas às ruas de Paris. Em meados de julho de 1789 se espalhou a notícia de que o rei iria reprimir a Assembleia. Como resposta a população se rebelou, saqueando depósitos de armas e alimentos. Em busca de pólvora tomaram a Bastilha, que era uma prisão fortificada e símbolo da opressão e autoridade real. A tomada de uma das edificações mais conhecidas da Paris do século XVIII se transformaria em um dos ícones da Revolução Francesa.
Entre o final de julho e o início de agosto de 1789 os ares revolucionários chegariam ao campesinato francês que temeroso de uma repressão aristocrática agiu de forma violenta atacando castelos e propriedades dos nobres franceses. Esse momento da Revolução Francesa ficou conhecido como “Grande Medo”. Para aplacar a violência revolucionária no campo foi necessário utilizar até mesmo a guarda nacional, criada pela Assembleia Nacional, dentro do processo revolucionário.
Em pouco tempo a Assembleia Nacional Constituinte declarou abolida a servidão (sem reforma agrária), os dízimos e os privilégios do clero e da nobreza, as distinções de nascimento havia, enfim, acabado. Todos deveriam pagar impostos e todos teriam acessos em igualdade a cargos públicos e civis. Por outro lado, a Assembleia nacionalizou os bens da Igreja e determinou sua submissão ao Estado francês.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás