• Matéria: Pedagogia
  • Autor: isabelassuncao22
  • Perguntado 8 anos atrás

Como vimos, existem diferentes Ciências Psicológicas, ou diferentes psicologias. Cada uma delas possui um objeto de estudo específico e uma metodologia de pesquisa própria que busca elucidar esse objeto. Explique como a psicologia se originou enquanto ciência; indique três de suas principais linhas teóricas e o que cada uma delas estuda.

Respostas

respondido por: IsacGrama
6

Até à Idade Moderna (séc XV ao XVIII), a Psicologia era vista como um ramo da Filosofia, pareada à pedagogia e filosofia. Os estudos que até então se fazia, sofria influência da mentalidade religiosa da época e, como conseqüência, ficavam restritos, não davam um passo além. Com o advento do método científico e a influência de grandes pensadores como Descartes, Bacon, entre outros, foi possível fazer essa transição. Assim, em 1879 a Psicologia se firmou como ciência autônoma, através dos estudos de Wilhelm Wundt. Entre suas principais linhas, podemos destacar:

Introspeccionismo: Estudava as sensações humanas ainda não contaminadas pela racionalidade.

Estruturalismo: A consciência humana.

Associacionismo: Estudava a aprendizagem humana através da associação de idéias.

respondido por: jauqelinediassz
0

Resposta:

Inicialmente a Psicologia era um ramo da Filosofia, no entanto, na Idade Moderna inicia o método científico e uma visão racional do mundo, no qual foram se diferenciando e tornando-se independentes. A Psicologia surgiu como disciplina científica em 1879 na Alemanha, por Wilhelm Wundt (1832-1920) que criou o primeiro Laboratório de Psicologia Experimental em Leipzig, onde utilizava métodos para os estudos dos processos psíquicos.

A Psicologia é a ciência composta por diferentes vertentes teóricas, algumas delas são: o Behaviorismo que estuda o comportamento através da observação, a Gestalt estuda como os seres humanos percebem as coisas e a Psicanálise tem como objeto de estudo o inconsciente.

Perguntas similares