Respostas
REGIÃO-NORTE
A maior parte do território brasileiro está localizado nesta região, com quase quatro milhões de km² e correspondendo a mais de 40% do território tupiniquim, o norte brasileiro é a região menos populosa e povoada entre as cinco do país, com 16 milhões de habitantes e uma densidade de apenas 3,77 hab./km² (2012) que concentram-se nas grandes cidades como Manaus e Belém.
A região é formada por sete estados, são eles: Acre (AC), Amapá (AP), Amazonas (AM), Pará (PA), Rondônia (RO), Roraima (RR) e Tocantins (TO).
ClimaParte da região é cortada pela Linha do Equador, nessas áreas as temperaturas costumam ser elevadas, também a região norte caracteriza-se por ser muito úmida. Porém acontecem alguns fenômenos em algumas épocas do ano que jogam as temperaturas de algumas cidade para baixo.
RelevoO relevo dominante da Região Norte é a planície, chamada de Planície Amazônica, que fica localizada entre dois planaltos. Nas margens do Rio Amazonas (o maior e mais profundo do mundo) exitem os Igapós, áreas que ficam inundadas a maior parte do ano, as Várzeas, inundadas em certos períodos de cheia e a terra firme, que não inunda. Ao norte da região, temos o Planalto das Guianas, onde encontramos algumas serras, localizando-se o Pico da Neblina, o ponto mais alto do país. E por último temos o Planalto Central, ao sul, extensão do planalto da região Centro-Oeste.
VegetaçãoÉ na região Norte que encontramos a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, uma região de mata fechada e árvores altas, também na região é possível encontrar mangues e cerrado. A floresta amazônica é uma casa para grande biodiversidade, que está sendo cada vez mais ameaçada pela atitude humana e o mal preservamento das matas. Os Campos de Hileia, localizados na ilha do Marajó e esparsamente em alguns pontos da Amazônia, também caracterizam a vegetação, sendo considerada extremamente rasteira e vazia.
HidrografiaA hidrografia gira em torno do maior rio do mundo, o Amazonas, juntos com seus afluentes. O Rio Tocantins também destaca-se, sendo que é nele que localiza-se a maior ilha fluvial do planeta, a Ilha do Bananal.