• Matéria: Filosofia
  • Autor: sarah4635
  • Perguntado 8 anos atrás

O conflito é pai de todas as coisas e rei de todas as coisas; a uns põe como deuses, a outros como homens, torna uns escravos e outros livres

O que é oposição se concilia, e das coisas diferentes nasce a bela harmonia, e tudo é gerado por via de contraste.

*********

com base nesse fragmento em outras informações redija um parágrafo padrão justificando o título "o conflito e o pai de todas as coisas".

Respostas

respondido por: nathaliaemylle
41
É notório que sem o conflito não existiria reflexão, tudo seria muito mais tranquilo. Porém, ninguém aprenderia nada, seríamos todos conformados com tudo e com todos, ninguém se questionaria. É preciso que o conflito haja sempre, conflito com a vida, com as leis, com as pessoas, conflito conosco mesmo para que pensemos, possamos crescer e assim continuar evoluindo.
respondido por: elamambretti
1

Quando se diz que "o conflito e o pai de todas as coisas", entendemos que é da oposição, dos contrários, que surge a harmonia, o meio termo, o equilíbrio que torna possível o conhecimento.

O conflito como dinâmica de movimento

Para Heráclito de Éfeso (540 - 475 a.C.) tudo flui, porque tudo está em constante movimento. A vida se apresenta pela conflito entre opostos: dia e noite, luz e escuridão, quente e frio.

Dizia Heráclito: "…tudo aquilo que está em oposição se concilia; das coisas diferentes nasce a mais bela harmonia e tudo se cria pela ação dos contrários."

É esse princípio do conhecimento dialético que fez Heráclito acreditar que o fogo seria a arché, o elemento primordial e transformador, de onde surgiram todos os entes da natureza.

Aprenda mais sobre Heráclito de Éfeso em: brainly.com.br/tarefa/38517980

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares