• Matéria: História
  • Autor: alivinha5159
  • Perguntado 8 anos atrás

1. As tendências racistas e eugênicas podiam ser notadas na direita e na esquerda até meados da década de 1920. Sobre a eugenia, ou higiene racial, na década de 1920 na Europa, podemos afirmar que:a) Tratava-se de uma tendência isolada na Alemanha principalmente após a ascensão do nazismo e de Adolf Hitler ao poderb) Foi defendido tanto por grupos de extrema direita, como os nazistas na Alemanha, quanto por grupos socialistas de esquerdac) Contradiz as bases do Neocolonialismo europeu, desenvolvido desde o século XIX e em declínio da década de 1920d) Foi criticada na obra do francês Conde de Gobineau e erradicada de diversos países.

Respostas

respondido por: jeannecardoson
28
Resposta certa:b) Foi defendido tanto por grupos de extrema direita, como os nazistas na Alemanha, quanto por grupos socialistas de esquerda.
Ideias racistas e programas governamentais que empregavam os conceitos da eugenia estiveram presentes tanto em estados considerados de direita como nos considerados de esquerda.
Na mesma época em que a Alemanha nazista agia nesse sentido, aprovando leis e ações contra judeus, por exemplo, a Inglaterra já usava estudos eugênicos em suas prisões e os Estados Unidos já reforçavam leis para impedir a união de brancos, negros, latinos, chineses e japoneses.
Na URSS também havia pesquisas sobre como melhorar geneticamente a população
No Brasil, havia também a ideia de que a mestiçagem poderia embranquecer a população, alcançando o patamar da escala evolutiva segundo o darwinismo social. Esta foi uma das razões para incentivar a imigração européia.
Perguntas similares