Respostas
O conto “Um apólogo” é de autoria de Machado de Assis, um importante escritor nascido no Rio de Janeiro, em que neste conto o autor ironiza os costumes humanos através de personagens inanimados (linha e agulha), em que a discussão entre a linha e a agulha consiste em uma disputa de vaidades, onde uma tenta mostrar superioridade em relação à outra.
De forma que através da história dessas personagens inanimadas, Machado de Assis faz uma importante crítica da sociedade e seus ciúmes e invejas.
Bons estudos!
A história de Machado de Assis “A Agulha e a Linha” faz parte do texto "Um Apólogo". Fala sobre um pequeno conto sobre uma agulha que insiste em dialogar com o novelo de linha.
A agulha questiona a linha, sobre quem assume o papel mais importante na costura. A linha, por sua vez, tenta permanecer calada, até que resolve debater com a agulha.
A linha diz que quem é mais importante na vestimenta é ela mesma. Pois ela cosa os vestidos e todas as outras peças de roupas, enquanto a agulha apenas faz os buracos para ela passar.
A agulha fica extremamente incomodada e tenta dar outros argumentos para se engrandecer. Até que em um baile, a costureira prepara um lindo vestido, feito de linha, enquanto a agulha volta para o pote, sem destaque.
mais sobre Machado de Assis em: brainly.com.br/tarefa/17387997