Respostas
MODELO ATÔMICO DE JOHN DALTON
Segundo Brady (2003) “O verdadeiro pai da Química Moderna poderia ser considerado o inglês John Dalton , que propôs sua teoria atômica da matéria em 1803, que diz:
átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes entre si.átomos de um mesmo elemento possuem propriedades iguais e de peso invariável.átomos são partículas reais, indivisíveis e descontínuas formadoras da matéria.nas reações químicas, os átomos permanecem inalterados.na formação dos compostos, os átomos entram em proporções numéricas fixas 1:1, 1:2, 1:3, 2:3, 2:5 etc.O peso total de um composto é igual à soma dos pesos dos átomos dos elementos que o constituem.Dalton foi o primeiro cientista a desenvolver uma teoria atômica, segundo “ a matéria é composta de partículas indivisíveis chamdas átomos, todos os átomos de um dado elementos têm as mesmas propriedades, as quais diferem das propriedades de todos os outros elementos e uma reação consiste, simplesmente, num rearranjo dos átomos dce um conjunto de combinações para outro. Entretanto, os átomos individuais permanecem intactos.
Todo modelo não deve ser somente lógico, mas também consistente com a experiência. No século XVII, experiências demonstraram que o comportamento das substâncias era inconsistente com a idéia de matéria contínua e o modelo de Aristóteles desmoronou.
Em 1810 foi publicada a obra New System of Chemical Philosophy (Novo sistema de filosofia química), nesse trabalho havia teses que provavam suas observações, como a lei das pressões parciais, chamada de Lei de Dalton, entre outras relativas à constituição da matéria.
Existe um número pequeno de elementos químicos diferentes na natureza;
Reunindo átomos iguais ou diferentes nas variadas proporções, podemos formar todas as matérias do universo conhecidos.
MODELO ATÔMICO DE THOMSON
Segundo Beltran (1990) “ a descoberta do elétron foi realizada em 1897 pelo físico J. J. Thomson, graças a sua imaginação e a sua lógica, conseguiu moldar os experimentos e ma descoberta resultante.
No modelo atômico de Thomson, proposto em 1904, o átomo era considerado como um tipo de fluido com uma distribuição esférica contínua de carga positiva onde se incrustavam um certo número de elétrons, com carga negativa, o suficiente para neutralizar a carga positiva. O modelo tinha como hipótese a existência de configurações estáveis para os elétrons ao redor das quais estes oscilariam. Contudo, segundo a teoria eletromagnética clássica, não pode existir qualquer configuração estável num sistema de partículas carregadas se a única interação entre elas é de caráter eletromagnético. Além disso, como qualquer partícula com carga elétrica em movimento acelerado emite radiação eletromagnética, o modelo tinha como outra hipótese que os modos normais das oscilações dos elétrons deveriam ter as mesmas freqüências que aquelas que se observavam associadas às raias dos espectros atômicos.
“... esse modelo é um progresso em relação ao de Dalton, pois é capaz de justificar as propriedades elétricas da matéria.” (Beltran, 1990, p. 100)
Para Thomson (Beltran, 1990), o átomo era como um bolo de matéria positivamente carregada com elétron negativamente carregado encravados, como passas em um bolo.
“... o modelo de Thomson era apenas um esboço da imagem do átomo.” (Beltran, 1990, p. 105)
Mas não foi encontrada qualquer configuração para os elétrons de qualquer átomo cujos modos normais tivessem qualquer uma das freqüências esperadas. De qualquer modo, o modelo de Thomson foi abandonado principalmente devido aos resultados do experimento de Rutherford.
**Leia e refaça o texto com suas palavras!