• Matéria: Geografia
  • Autor: gihlopo1
  • Perguntado 8 anos atrás

A política de implantação de assentamentos israelenses na Cisjordânia e a construção de um muro por Israel, que não obedece as fronteiras de 1947, são também entraves para a paz entre os dois povos, israelenses e palestinos. Explique essa afirmação.

Respostas

respondido por: gabrielmachado14
893
pois existe uma disputa territorial no local que hoje pertence a israel, palestinos afirmam que o local pertence a eles por direito, e os israelenses também afirmam serem deles, e apos algumas guerras israel tomou pedaços de outros territórios que antes não eram deles
respondido por: carolinygelain
25

Explicação:

. Embora a ONU tenha estabelecido, em 1947, que a Cisjordânia pertence aos palestinos, após a Guerra dos Seis Dias (1967), Israel iniciou a sua ocupação, instalando colônias. Essa ocupação permitiu que Israel controlasse a água na Cisjordânia. A perda dessa área e as dificuldades de acesso à água são motivos de protestos e revoltas de palestinos. Em 2002, Israel iniciou a construção de um muro para separar e proteger-se da incursão de grupos radicais palestinos. O muro não respeita as fronteiras estabelecidas pela ONU, sendo mais um entrave para a obtenção da paz entre esses dois povos.

Perguntas similares